Outros

Pediatria: o que você precisa saber sobre

Pediatria: o que você precisa saber sobre

Compartilhar

Carreira Médica

8 min há 110 dias

Você é estudante de Medicina e está começando a ver ou se interessa por Pediatria? Então presta atenção em cada tópico desse post, porque vamos trazer para você tudo que você precisa saber sobre Pediatria.

O que é a Pediatria?

O termo Pediatria tem origem grega, sendo que paidos significa criança e iatreia é o processo de cura. Assim, diferentemente de outras especialidades médicas, a Pediatria não é responsável por cuidar de um órgão específico ou de um tipo de doença, mas sim de uma faixa etária da vida.

Então, o médico pediatra é aquele que cuida de bebês, crianças e adolescentes. Ou seja, o cuidado integral desses indivíduos é responsabilidade do Pediatra, que deve ter uma boa noção a respeito dos diversos âmbitos da saúde da criança.

A partir do momento que o obstetra conduz o nascimento, o paciente já é do pediatra. Então, quem irá acompanhar o crescimento e desenvolvimento desse neonato até a fase adulta é o médico pediatra. Claro que, em situações mais complexas envolvendo algum sistema do corpo, o pediatra deverá fazer encaminhamentos. A residência em Pediatria não contempla cirurgias, por exemplo. Mas acompanhar dessa criança é essencial para garantir a sua saúde e desenvolvimento.

Subespecialidades Pediátricas

Existem diversas especialidades pediátricas, nas quais o médico se dedica a dominar e aprofundar em um âmbito específico da Pediatria. Assim, quem opta por esse caminho costuma deixar de lado uma abordagem mais generalista e trabalhar com um serviço cada vez mais especializado.

Dentre as diferentes áreas de atuação a serem escolhidas, temos, por exemplo:

  • Oncologia pediátrica
  • Cardiologia pediátrica
  • Pneumologia pediátrica
  • Neuro pediatria
  • Neonatologia
  • UTI pediátrica
  • Saúde do adolescente

Entre várias outras áreas. Ou seja, se o médico não quiser se contentar com a formação básica em Pediatria, que é bastante abrangente e possui um amplo espectro de atuação, pode optar por seguir uma especialidade.

Pediatria na graduação

Durante a graduação em Medicina, você terá contato com a Pediatria em algumas ocasiões. Ao longo do Ciclo Clínico, você vai aprender conceitos básicos da Saúde da Criança e se preparar para o atendimento básico que deve ser feito por médicos generalistas às crianças.

O Internato, por sua vez, é a fase da graduação que você vai ter mais contato com a Pediatria, por conta do rodízio em ambulatório pediátrico. Ou seja, você vai ter uma vivência prática do cuidado, das principais doenças, diagnósticos e tratamentos que são feitos na rotina do Pediatra.

Esse momento é de grande importância, porque como médico generalista você deve estar apto a exercer o atendimento à uma criança em Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família. Além disso, a saúde da criança é um dos assuntos mais cobrados nas provas de qualquer residência, o que reforça a importância dessa área mesmo para quem não for seguir carreira.

Melhores livros de Pediatria

Nós já falamos muito sobre essa tema nesse post, mas vamos fazer um resumo dos principais livros aqui.

Yellow de Pediatria

O Yellow de Pediatria é o melhor livro de Pediatria que você pode comprar durante a graduação. Para o Internato, vai ser muito importante ter esse guia de fluxos e condutas para conduzir o atendimento de forma correta.

Como esse livro, você consegue ter todos os protocolos, diretrizes, fluxos de atendimento, diagnósticos e prescrições para a prática pediatra. Ou seja, é a bíblia da Pediatria na prática médica. Clique aqui e garanta o seu!

Casos Clínicos em Pediatria

Uma das melhores formas para você estudar Medicina estando no Ciclo Clínico é através de Casos Clínicos. Com o livro Casos Clínicos em Pediatria você tem acesso a mais de 50 casos que podem ser questão de prova ou caso de um paciente.

Assim, você aprende a melhorar o seu raciocínio clínico dentro da Pediatria e a conduzir um atendimento. Então, se você é estudante de Medicina e quer garantir um bom preparo no básico da Pediatria, clique aqui e garanta o seu livro de casos clínicos.

Esse livro também está disponível no SanarBooks. São mais de 100 livros para você estudar tudo que precisar durante a faculdade, com um ótimo custo benefício. Clique aqui e conheça o SanarBooks!

Livro de Pediatria da SBP

Tratado de Pediatria - 2017 - SBP

O livro da SBP é a maior referência da área do país. Porém, se você não é residente de pediatria, dificilmente esse livro será muito útil. Porque o propósito da obra é reunir tudo que pode ser escrito sobre o tema, o que gera um conteúdo completo, mas muito denso e pouco otimizado para estudantes.

Então, apesar de ser o livro definitivo de Pediatria, estudar no ciclo clínico, internato ou para a prova de residência por ele não é uma boa opção.

Residência em Pediatria

Desde 2019, o programa de Residência Médica em Pediatria passou a ter 3 anos. É um programa de Acesso Direto, ou seja, não requer residência prévia. Além disso, são previstas 60h de atividades semanais para o residente.

Durante a residência, o futuro pediatra vai ter contato com maternidade, ambulatório, enfermaria pediátrica, neonatologia, puericultura, emergência e outras áreas. No final dos 3 anos, o Pediatra está apto a exercer o cuidado da criança em seus mais diversos aspectos.

Como se preparar para a residência em Pediatria

Especialmente nas capitais e grandes centros, Pediatria é uma área bem concorrida, com muitos candidatos disputando as vagas. Assim, estar bem preparado é muito importante para garantir a sua aprovação.

Assim, um curso preparatório para a residência é a melhor opção para quem quer se preparar bem. É possível se preparar sozinho? É. Mas utilizar um método de cursinho deve gerar resultados muito melhores. Além da necessidade de um bom material com apostilas de estudo.

Então, a nossa dica é você se preparar com um curso da Sanar Residência Médica.

Com diferentes durações, todos os cursos disponíveis utilizam um material exclusivo e uma metodologia nova para fornecer tudo que você precisa para entrar na sua residência.

Através de aulas, apostilas, resumos, cards, casos clínicos, mapas mentais e plantões de dúvidas, o Sanar Residência Médica é um curso pronto para formar futuros pediatras ou qualquer outro especialista.

Clique aqui e comece a se preparar hoje mesmo!

Mercado de trabalho

Como dito ao longo do texto, existem várias áreas de atuação para o médico pediatra. Assim, o mercado de trabalho é bastante amplo e com várias oportunidades. Uma vez que crianças e adolescentes são cerca de 30% da população, sempre haverá uma boa demanda por pediatras.

Porém, muito se diz sobre o mercado estar saturado. É verdade que nas capitais existe um número grande de profissionais e a concorrência é forte. Mas, por conta da grande demanda, sempre há espaço para um bom pediatra, então invista na sua formação.

Ou seja, busque sempre se atualizar, aprenda marketing médico (especialmente se for trabalhar em consultório), utilize seu Networking e trabalhe duro para garantir seu espaço. Para um bom pediatra, sempre haverá um bom espaço no mercado de trabalho.

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.