Carreira em Medicina

Por qual livro de Medicina Legal estudar?

Por qual livro de Medicina Legal estudar?

Compartilhar
Imagem de perfil de Carreira Médica

Não são poucos os estudantes de medicina que gostariam de ser um CSI da vida real. Porém, o quanto você sabe sobre essa área? Quais são as oportunidades da carreira? Qual é o o melhor livro de Medicina Legal para estudar?

O que é Medicina Legal?

A Medicina Legal é a única carreira médica que não é apenas da área de saúde, ela também é jurídica. Assim, essa área utiliza da medicina como uma forma de garantir a justiça e os direitos dos cidadãos. Mas através de quais mecanismos o médico perito atua?

A perícia é a atividade própria da medicina legal. Sendo que ela pode ser judiciária, cível, administrativa, securitária ou auditoria. Basicamente, o profissional produzirá laudos médicos técnicos, com o intuito de ajudar a justiça. Assim, tudo desde análise de cenas de crimes até autópsias cabe à Medicina Legal.

A especialidade no Brasil só foi oficializada em 2011 pelo Conselho Federal de Medicina, com o nome de “Medicina Legal e Perícias Médicas”. Como residência, apenas a FMUSP possui um programa, com duração de 3 anos. Mas os médicos generalistas são elegíveis para concursos de Médico Legista.

Áreas de atuação

Dentro da perícia médica, que é a principal forma de atuação do Médico Perito, existem algumas divisões. Dentre elas, podemos destacar:

  • Perícia Administrativa: Analisa a saúde do trabalhador, podendo atestar capacidade ou incapacidade para determinada atividade.
  • Perícia Criminal: O tão sonhado CSI, mas aplicado à vida real. Responsável pela instauração e resolução de crimes com evidências médicas.
  • Perícia Securitária: Responsável pelas análises feitas às companhias de seguro.
  • Perícia Cível: Cuida dos delitos praticados contra o patrimônio, bens ou outros valores de terceiros.

Cada área costuma ter um concurso próprio. Além disso, a carreira de professor de Medicina Legal também é uma possibilidade. Você pode conferir mais sobre essas diferentes atuações nesse artigo do SanarMed.

O melhor livro de Medicina Legal

A escolha do livro de Medicina Legal vai depender da sua necessidade.

Se você busca um material teórico, para estudar para a faculdade ou aprofundar-se para pesquisar na área, o indicado é um livro texto de referência da área. Porém, se o que você quer é se preparar para concursos, você deve procurar um livro preparatório para concurso de Médico Legista.

Livro teórico de Medicina Legal

Um bom livro de Medicina Legal deve abordar tanto aspectos médicos, como tanatologia e sexologia forense, estudos de balística e de ferimentos causados por armas brancas e demais agressões, quanto aspectos jurídicos.

Um bom livro de Medicina Legal deve abordar todos os aspectos médicos da área. Por exemplo, tanatologia e sexologia forense, estudos de balística, de ferimentos causados por armas brancas e demais agressões. Porém, ele também deve abordar assuntos jurídicos do tema.

Diferentemente de um preparatório para concursos, um livro teórico não irá apresentar resumos ou questões de textos puramente judiciários. Mas sim associações práticas de como é possível valer-se de conhecimentos médicos para auxiliar na promoção de justiça e da correta investigação.

Um livro referência na área, com 40 anos de tradição, é o livro de Medicina Legal do Dr. Genival França. Com o intuito de não apenas indicar fatos técnicos, mas também estimular o raciocínio, a fundamentação e a dedução no âmbito médico-legal, o França surge com uma linguagem didática, clara e completa para estudar o tema.

Livro para concursos

Agora, se o que você busca é se preparar para um concurso de Médico Legista, você precisa de um material descomplicado e resumido, mas também completo e eficiente.

O livro Médico Legista Preparatório pra Concursos, que você pode conferir clicando aqui, é um material especializado em te aprovar em qualquer concurso de Medicina Legal do Brasil.

São 12 capítulos, abordando legislação processual, penal, civil, informática, português, além de tanatologia, antropologia forense, documentações e tudo que cai nos principais concursos do país.

São 12 capítulos abordando tudo que cai nos principais concursos do país. Assim, temas como tanatologia, antropologia forense e documentação médica são contemplados. Entretanto, o material não deixa de trazer a legislação processual, penal, civil, revisão de português e de informática. Portanto, você consegue dar conta de todas as questões a partir desse livro.

Apesar de não ter a intenção de ser um livro teórico, todo o conteúdo do livro é revisado, atualizado e especializado para a resolução de questões. Assim, é o livro que você precisa para se preparar.

Entretanto, se o que você está buscando é mais do que um livro, mas um curso preparatório completo, você precisa conhecer o Curso Preparatório para Médico Legista da Sanar.