Outros

Carreira Médica: Dra. Monalisa Nunes conta sua experiência com pós-graduação em medicina

Carreira Médica: Dra. Monalisa Nunes conta sua experiência com pós-graduação em medicina

Compartilhar

SanarMed Pós Graduação

6 minhá 300 dias

Pós-graduação em Medicina: já pensou sobre essa possibilidade?!

Muitos estudantes de Medicina e médicos(as) acreditam que o único caminho a seguir na carreira é a Residência Médica. Será mesmo?!

A Pós-graduação em Medicina também é uma opção de caminho para quem busca aprimorar sua formação e se manter sempre atualizado.

Saiba mais sobre Pós-graduação em Medicina!

Conheça a trajetória da Dra. Monalisa Nunes nessa entrevista concedida a Sanar Medicina. Ela optou para fazer uma Pós-graduação em Dermatologia e conta que já está inserida no mercado de trabalho.

Sanar Medicina: O que a Pós em Medicina hoje significa pra você? 

Dra. Monalisa Nunes: Hoje a Pós em Medicina significa para mim a concretização do meu sonho. Todos os dias quando eu estou lá estudando para concretizar os meus objetivos futuros através da Pós,  eu me sinto muito feliz, muito realizada.

E eu consigo entender que a partir desse estudo com a pós, eu tô tanto investindo no meu futuro profissional quanto respeitando a minha qualidade de vida e a minha saúde mental. Então tem sido uma experiência muito boa, de muito aprendizado, de uma forma leve e efetiva.

CONHEÇA A PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA SANAR!

Sanar Medicina: Conta um pouco da sua trajetória na Medicina.

Dra. Monalisa Nunes: Desde pequena eu sempre quis ser médica, não sei exatamente o porquê, porque não tem nenhum médico na minha família. 

Mas eu acho que era porque eu tinha muita curiosidade em relação ao corpo humano, sentia muita vontade de saber como tudo funcionava, como que faz pra consertar as doenças e por aí vai. E esse sonho de infância se perpetuou até a fase da adolescência.

E aí eu estudava no interior, morei, cresci no interior da Bahia a vida inteira. E não tive acesso as melhores escolas, mas meus pais acreditavam muito no meu sonho. Assim que eu terminei o ensino médio, eles me mandaram, com muito esforço,  pra Salvador pra fazer um cursinho pré-vestibular de melhor qualidade que na minha cidade nem tinha.

E aí foram 2 anos de estudos intensos, uma jornada bem longa e consegui ser aprovada na Universidade Federal de Alagoas após 2 anos de estudo. Sempre fui uma aluna que gostou muito da faculdade. Gostava muito de todas as matérias, com poucas exceções.

Para mim, estar dentro da faculdade de medicina foi um sonho assim, um sonho mesmo que eu valorizei até o último segundo, por entender quão difícil era pra uma mulher negra da minha origem estar dentro da faculdade de medicina.

Então, pra mim, foi muito incrível. E até hoje eu tenho muito carinho sobre a faculdade e continuo nessa trajetória de estudo porque o médico não pode parar de estudar nunca, tem que estar sempre buscando se profissionalizar, buscando se atualizar mais do que nunca e no momento estou fazendo Pós-graduação exatamente pra cumprir esses objetivos. 

Sanar Medicina: Por que optou por fazer uma Pós-graduação em Medicina ao invés da Residência Médica?

Dra. Monalisa Nunes: Eu optei por fazer Pós-graduação em Medicina porque, ao meu ver, a pós graduação que eu escolhi ela conseguia suprir as minhas necessidades, eu conseguia ter uma excelente formação, respeitando a minha rotina e respeitando o que eu já faço. Eu tenho muitas funções e trabalho com muitas coisas.

E a pós-graduação consegue me oferecer exatamente o que eu quero, que é um estudo mais focado, mais direcionado pra área que eu escolhi sem muitas “tocações” de serviço, sem as dificuldades que a gente vê nas residências médicas e com um ensino de boa qualidade, sabe?

Então eu escolhi a pós-graduação em medicina exatamente por isso, a pós consegue se adequar muito bem a minha rotina, consigo ter um aproveitamento melhor do meu tempo. Ou seja, o tempo que eu estou na Pós, que estou estudando é realmente voltando para o estudo, sem muita enrolação ou arrodeios. 

Sanar Medicina: Você se preocupa em relação a sua colocação no mercado por ter optado por fazer Pós? Essa é uma pergunta de muitos estudantes e médicos, qual a sua experiência?

Dra. Monalisa Nunes: Em relação a minha colocação no mercado, eu não vejo nenhum problema.  Você tem que procurar fazer uma pós-graduação de qualidade, como também se você optar por uma residência tem que ser de qualidade. Porque é a sua habilidade profissional, é a qualidade da sua formação que vai te colocar bem ou não no mercado de trabalho. 

Então, na pós-graduação que eu faço, eu já recebi proposta de emprego desde o primeiro semestre. Por isso, eu não vejo nenhum problema em relação à colocação no mercado de trabalho, inclusive já estou inserida no mercado de trabalho e por meio da pós-graduação eu fiz vários contatos e conheci vários serviços de qualidade que já já me direcionam para a área que eu quero seguir. Então não, não tenho nenhum problema com o mercado de trabalho.

Quer se aprofundar mais em Medicina de Emergência?

A Medicina de Emergência está presente em todas as fases da carreira médica!

CONHEÇA A PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA DE EMERGÊNCIA DA SANAR

Posts relacionados:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.