Coronavírus

Presença da variante Ômicron avança no mundo; saiba mais

Presença da variante Ômicron avança no mundo; saiba mais

Compartilhar

Pelo menos 30 países até agora notificaram casos confirmados da variante Ômicron, inclusive o Brasil. A informação é de autoridades de saúde de onde as infecções foram detectadas.

Por parecer ter uma maior facilidade de transmissão, essa nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul, por exemplo, como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país.

O virologista Bergman Ribeiro explicou porque as mutações da Ômicron têm gerado preocupação.

Mas apesar dessas mutações presentes na variante Ômicron, Bergman Ribeiro diz que não há motivo para pânico. E ressalta porque as vacinas são tão importantes no enfrentamento da pandemia.

Para reforçar o combate ao vírus, é importante manter o uso de máscaras. E lavar sempre as mãos ou usar o álcool em gel.

Bergman Ribeiro é um dos pesquisadores da Universidade de Brasília. Instituição que tem feito o sequenciamento do genoma das novas cepas que circulam no Distrito Federal

Mais informações sobre variante Ômicron

A nova variante do novo coronavírus surgiu em regiões da África. Batizada de Ômicron – letra grega correspondente à letra “o” do alfabeto -, a cepa B.1.1.529 foi identificada em Botsuana. País vizinho à África do Sul, em meados de novembro.

Segundo a OMS, a variante pode se tornar responsável pela maior parte de novos registros de infecção pelo novo coronavírus em províncias sul-africanas.

Nos casos analisados, constatou-se que a variante é portadora de dezenas de mutações genéticas que podem afetar os índices de contágio e de letalidade.

Casos da variante no Brasil

Foram confirmados pelo menos seis casos de infecção pela variante Ômicron no país. Sendo três em São Paulo, dois no Distrito Federal e um no Rio Grande do Sul. Os pacientes estão isolados e a maioria está assintomática.

Diante desse cenário, é imprescindível manter os cuidados básicos de prevenção e manter a vacinação em dia.

Fonte: Agência Brasil

Posts relacionados

Compartilhe com seus amigos: