Ciclo BásicoDermatologia

Prevenção do Envelhecimento Cutâneo

Olá queridos leitores,

Um assunto muito discutido na prática dermatológica é a prevenção do envelhecimento cutâneo. Quanto antes começarem os cuidados com a pele, menores serão os danos. Afinal, o envelhecimento cutâneo é cronológico e ninguém quer chegar aos 40, 50, 60 e 70 anos assim, não é mesmo?
Envelhecimento cutâneo - Sanar Medicina
Para vocês prevenirem, devem entender como ocorre o envelhecimento, certo?! Dividimos o envelhecimento em extrínseco e intrínseco. O extrínseco é provocado principalmente pelo fotoenvelhecimento e gera modificações do contorno e elasticidade da pele, ou seja, rugas e flacidez. Já o intrínseco, atua em todos os orgãos, que é determinado pelos fatores genéticos, hormonais, imunológicos e psicológicos.
Além disso, existem várias teorias sobre o envelhecimento, sendo que a mais aceita, está relacionada ao Dano Oxidativo causado por Radicais Livres. Estes estão relacionados a poluição ambiental, radiação, cigarro, álcool, pesticidas, aditivos químicos e conservantes, estresse e consumo excessivo de gordura animal.
Bem, notaram que o estilo de vida e a genética influenciam nesse processo?! Minha primeira dica de cuidados é a Fotoproteção, usar filtro solar regularmente interfere, e muito, na idade da sua pele. Hoje existem diversos produtos no mercado com ótimas texturas para cada tipo de pele. Em breve, darei dicas de alguns que recomendo.
Vitaminas - Sanar Medicina
Outra dica que eu gosto de associar, são os nutracêuticos, com vitaminas C, E, Selênio, Zinco e Manganês, que agem contra os radicais livre e como estímulo na produção de colágeno. Cada paciente deve receber uma prescrição personalizada, então procure o seu médico de confiança, ok?!
Além disso, os cosmecêuticos, que são os famosos “creminhos” para a pele de uso diurno (antes do protetor solar) e o noturno (ex: retinóides tópicos). O uso destes são excelentes para prevenir o envelhecimento cutâneo e como esse mercado vem crescendo, existem diversas opções de ativos para manipular e de produtos industrializados.
Prevenção do envelhecimento cutâneo - Sanar Medicina
E, claro, os procedimentos estéticos, como o famoso Botox (Toxina botulínica), estão fazendo sucesso. O “Botox Preventivo” é ideal para aquelas rugas superficiais de expressão, que logo serão rugas profunda se não tratada. Vale lembrar que a boa indicação é determinante para o sucesso no tratamento.
Agora que já conhecem os fatores desencadeantes do envelhecimento cutâneo e sabem sobre os tratamentos disponíveis, procure seu médico de confiança com especialidade na área e sucesso no tratamento!
Tags

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar