Colunistas

Quais são as suas escolhas dentre os diferentes Estilos de Vida? | Colunistas

Quais são as suas escolhas dentre os diferentes Estilos de Vida? | Colunistas

Compartilhar

Ana cecília cunha

3 minhá 467 dias

Muito vem sendo discutido sobre a Medicina do Estilo de Vida e sua atuação na promoção de saúde com implementação de políticas que alterem os estilos de vida presenciados no contexto da globalização e multicultura de massa dos dias atuais que pode ter papel fundamental na contenção das novas doenças que transformaram o perfil epidemiológico, deixando de ser doenças transmissíveis, contagiantes e infecciosas e passando a ser doenças crônicas, degenerativas, com destaque para doenças cardiovasculares, pulmonares e os diversos tipos de cânceres.

Outro fator que incitou a procura e debate de novas políticas de saúde fundamentadas na alteração do estilo de vida, é o envelhecimento da população, que agora apresenta o desafio de viver mais e com qualidade de vida, livre de morbidades.

Assim, foi fundada em 2003, mas consolidada em 2010, a American College of Lifestyle Medicine (ACLM) – Colégio Americano de Medicina do Estilo de Vida –  que criou definições e pilares de melhorias na qualidade de vida necessários para reverter muitas das situações de saúde da população que cada vez mais tem aumenrto da taxa dos Anos Vividos com Deficiência ( YLDs ), bem como aumento dos Anos de vida ajustados por incapacidade (DALYs) , que tornam as pessoas mais propícias a entrarem para o quadro de doenças crônicas por causas evitáveis.

A criação de uma subespecialidade na área médica que atue na mudança dos hábitos nocivos atua promovendo saúde, adotando políticas de educação em saúde pautada nas evidências para ajudar indivíduos e famílias a adotarem e manterem comportamentos saudáveis que afetam a saúde e a qualidade de vida.

 A “Medicina de Estilo de Vida” chama  a atenção de como podem ser evitados as chances de desenvolvimento de doenças como cânceres, diabetes mellitus, HAS e até mesmo doenças degenerativas que nunca foram tão incidentes quanto nos dias atuais.

Você mudaria seu estilo de vida se soubesse que controlando 7 pilares essenciais da saúde te tornaria menos propenso no desenvolvimento destas doenças acima citadas?

Eu te conto aqui quais as diretrizes recomendadas na adoção da política de saúde da Medicina do Estilo de Vida:

  1. Nutrição: retirada de alimentos processados, congelados, açúcar e gorduras trans, e valorização de uma dieta com verduras, frutas e produtos integrais;
  2.  Atividade Física: prática regulares de exercícios físicos;
  3. Sono : valorização da manutenção e qualidade do sono;
  4. Controle de Tóxicos: diminuição do alcoolismo e prevenção ao tabagismo e outras drogas, por exemplo;
  5. Manejo do Estresse: a busca por uma vida menos estressante, mais tranquila;
  6. Relacionamento: a inserção em grupos que te torne sociável e inserido na comunidade;

Dessa forma, a adoção de um novo estilo de vida sai do campo da sugestiva e simplória oferta de mais energia no dia a dia, bem-estar e te dá longevidade livre de incapacidades geradas por suas próprias escolhas.

Ainda que você se perceba saudável, vale a pena repensar suas escolhas e identificar quais hábitos te dariam uma “sobrevida”. 

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.