Carreira em Medicina

Qual a crítica por trás da série Hospital New Amsterdam?

Qual a crítica por trás da série Hospital New Amsterdam?

Compartilhar
Imagem de perfil de Graduação Médica

A série Hospital New Amsterdam foi produzida pela NBC e criada por David Schulner. No enredo, é possível conhecer a história de Dr. Max Goodwin (Ryan Eggold), contratado como novo chefe do hospital público mais antigo dos Estados Unidos: o New Amsterdam. 

Dessa forma, Dr. Max tem o desafio de reestruturar um hospital antigo e com muita negligência, burocracia e corrupção. Atualmente a série está indo para sua 5ª temporada, com previsão de estreia no segundo semestre de 2022. 

Críticas abordadas na série Hospital The Amsterdam 

A série traz uma reflexão excelente acerca do sistema de saúde Norte-Americano, trazendo boas críticas e fazendo com que o telespectador conheça um pouco mais sobre como funciona um hospital público nos Estados Unidos. 

Diferente do Brasil, nos Estados Unidos não há um sistema único de saúde. Dessa forma, não há como atender toda a população de forma igualitária e gratuitamente. Cada estado tem seu próprio sistema, operado principalmente pela iniciativa privada, com regras específicas.

Por conta disso, a maioria dos estadunidenses precisa pagar um convênio particular ou trabalhar em uma empresa que ofereça esse benefício aos funcionários.

Além disso, apenas idosos e pessoas com baixa renda podem receber alguns atendimentos  médicos simples ou de emergência de forma gratuita. Existem dois programas que garantem esse atendimento:

  • Medicare
  • Medicaid

Medicare 

O medcare foi criado em 1966 e é financiado pela previdência social. Esse plano oferece atendimento para idosos que tenham contribuído com o pagamento de impostos para a saúde durante seus anos de trabalho. Além disso, o plano também cobre pessoas com deficiências ou condições que as impeçam de trabalhar. 

Medicaid 

O Medicaid não tem restrições de idade, sendo direcionada para pessoas pobres. Esse sistema é financiado pelo governo federal em conjunto com os estados. 

Dessa forma, caso o paciente não tenha nenhum desses dois planos e necessite de internamento ou de atendimento médico, ela precisará pagar valores exorbitantes.

O que aprender com a série? 

A série traz pontos importantes sobre o cuidado para com o paciente, buscando dar atendimento de qualidade para todos, independente do seu poder aquisitivo.

O Dr. Max busca, incessantemente, quebrar burocracias e fazer com que seus pacientes tenham acesso a um serviço de qualidade e a médicos mais empáticos. Portanto, é perceptível que os problemas com o sistema de saúde não são exclusivos do SUS, mas abrange diversos países do mundo. 

Sugestão de leitura complementar