Carreira em Medicina

Qual é o melhor preparatório para o Revalida?

Qual é o melhor preparatório para o Revalida?

Compartilhar
Imagem de perfil de Caio Nunes

Tudo o que você saber sobre o melhor curso preparatório para o Revalida!

A grande maioria dos brasileiros que vai estudar medicina fora do Brasil sonha em voltar para seu país e trabalhar como médicos aqui. E essa pergunta não sai da cabeça: Qual é o melhor preparatório para o Revalida?

Assim, logo que saem para estudar na Bolívia, Paraguai, Argentina ou mesmo na Rússia estão sempre de olho nas notícias sobre a revalidação do INEP da UFMT ou seja qual for a instituição para revalidação (USP, etc..)

Qual é a melhor opção de curso preparatório para o Revalida, a revalidação de diploma médico, no Brasil?

Você deve estar se perguntando como posso me preparar da melhor maneira para o Revalida, acertei?

O exame do Revalida é relativamente novo e, portanto, tem muito aprendizado ainda sobre como otimizar os estudos para essa prova. No geral a aprovação é baixa e quanto antes você começar a estudar melhor!

Filosoficamente, o exame sempre vai focar em áreas básicas da medicina: ginecologia e obstetrícia, pediatria, clínica médica, urgência e emergência, cirurgia, sus e medicina de família e comunidade.

Com base no histórico das provas, o foco principal acaba sendo os temas mais frequentes na atenção primária: hipertensão, diabetes, hérnias, psiquiatria básica. E menos temas mais complexos da atenção terciária como transplantes, doenças genéticas e coisas mais raras.

Fique atento sempre aos manuais do ministério da saúde e as condutas brasileiras para doenças tropicais como: dengue, chikungunya, etc. Temas importantes de entendimento da legislação do SUS sempre caem além de, claro, o calendário vacinal brasileiro que é exemplo de política publica no país.

Preciso de um preparatório para fazer o revalida?

Sim, nós recomendamos! Você pode até estudar sozinho(a) mas isso requer disciplina, organização e sobretudo tempo. Os manuais do ministério da saúde e os livros tem o conteúdo, porém de uma forma desorganizada e não didática.

Tentar materiais de terceiros também não é tão legal, uma vez que não te dá um direcionamento, cronograma e disciplina, muitas vezes necessários para uma aprovação.

Lembre-se que em geral o índice de aprovação no revalida é baixo e você, mais do que ninguém, sabe o quanto é importante revalidar esse diploma o mais rápido possível.

Para se preparar para o revalida o que você deve fazer?

Primeiro é sempre importante checar os editais do revalida, estudar eles e ver se houve alguma mudança nos temas e entender como vai ser a prova. Geralmente é uma parte teórica e uma parte prática ou de simulação.

Entender isso é fundamental para escolher seu preparatório. Idealmente faça um cronograma dos temas do edital e reúna o material necessário para isso.

Se você optar pela Sanar, a gente já fez isso para você, basta você seguir o sugerido.

Existem diferenças de provas do INEP, UFMT, USP ou qualquer outra banca para a prova do revalida ?

Sim e não! Como assim? Pessoal por mais que uma banca tenha um estilo de prova ou foque em um tema ou outro, lembre-se que é a mesma medicina!

Quem faz as provas no Brasil em geral cobra os mesmos temas e as questões tendem a se repetir. A gente sempre faz um levantamento estatístico e foca naquilo que mais caí, mas não tem como prever 100%.

A recomendação é que você não foque em banca ainda e sim nos temas mais prevalentes de acordo com o que o ministério da saúde foca e nas estatísticas das provas anteriores.

Quando começar um preparatório para o revalida?

Depende do seu perfil e faculdade. Se você está indo bem na faculdade e tem tempo sobrando, quanto antes melhor! Muita faculdade fora do Brasil deixa um “gap” em relação ao que é cobrado no Brasil e por isso vale a pena você ir preenchendo isso o mais precocemente possível.

Algumas pessoas são mais organizadas e conseguem se motivar e manter ritmo e constância de estudos enquanto outras precisam de um guia, já que o conhecimento médico é extenso e amplo e podemos ficar um pouco perdidos em o que priorizar, principalmente estudando em outro país.

A gente acaba recomendando começar o quanto antes, claro que depende do seu orçamento e meta. O ideal é escolher por um curso que te leve do internato a residência, focando em aprender para a vida, no momento necessário 4º e 5º anos e com foco total na prova no 6º ano (mais macetes e questões do que entender a fundo toda a medicina né?).

Lembrando claro que no 6º ano seu foco deve estar na prova. Não é mais o momento de querer entender 100% da fisiopatologia das coisas ou relembrar detalhes.

Você terá toda sua vida profissional para ir fundo nesses temas então acredite em uma metodologia que te dê suporte para passar no revalida.

Metodologia

Claro que existe subjetividade na hora da escolha, mas é importante falar do que funciona com evidência científica.

  1. Não adianta se enganar: 5 horas de aulas seguidas não funcionam.
  2. A melhor forma é seguir um método com pausas (tipo pomodoro).
  3. Não há retenção de conhecimento sem repetição esparsada (Spaced repetition).
  4. O aprendizado tem que ser gradual, repetitivo e o máximo ativo possível.
  5. Escolha plataformas que façam você treinar muitas questões.
  6. Aulas são legais para ajudar a lembrar, entender e os macetes são fundamentais na parte mais “decoreba”;
  7. Porém, é importante você criar seus flashcards, treinar muitas questões (principalmente as difíceis) e fazer simulados.

Desenhamos uma metodologia baseada em evidências para você se preparar de forma mais substancial. Vale a pena ler esse artigo: Entenda melhor dos pilares da metodologia Hero. Outra coisa importante é o curso ter diversas formas de conteúdo como: resumos, questões, app, etc…

Time de professores do curso Revalida

Didática é bem importante. Estudar pode ser chato se você escolhe um cursinho sem professores legais e conectados com sua linguagem. Porém, isso sozinho não adianta.

Escolha um curso que tenha professores próximos e inspiradores, que sejam formados em boas escolas (eles passaram por essa preparação e sabem melhor do que ninguém como te levar lá).

É mais do que comprovado que a motivação para essa jornada conta muito e estar com professores que são médicos nas principais instituições do país vai te ajudar a chegar lá (além de estarem mais conectados com o que acontece no mundo real).

É raro achar preparatórios que tenham bons professores das melhores instituições (USP, UNIFESP, UNICAMP, EINSTEIN, UFBA, UFPE, UFRGS…)

Conheça nosso time de professores

Conteúdo programático x volume de conteúdo

Uma das principais armadilhas que os estudantes passam é comparar os preparatórios pelo volume de conteúdo. E a maioria pode pensar que quanto mais melhor… Calma!

A medicina é um mundo infinito de conhecimento e você precisa ter um direcionamento do que precisa saber de mais importante por duas razões: você não precisa ser um expert no assunto e sim ter uma boa bagagem geral das principais disciplinas: ginecologia e obstetrícia, cirurgia, pediatria, clínica médica e saúde pública, medicina de família e sus.

É importante que seu preparatório tenha alguns conteúdos extras focados no Revalida, principalmente na parte de medicina preventiva e saúde pública pois fazem toda a diferença na hora da prova.

Além disso é fundamental você ir entendendo ao longo da jornada a importância da prova prática do revalida.

Baixe nosso conteúdo programático

Custo de um curso preparatório para o Revalida

Custo é um fator relevante os preparatórios podem variar entre R$ 199,00 até mais de R$ 1.000 reais por mês. Sabemos que a jornada de revalidação é árdua e a grana apertada. Também porque você tá formando e certamente a carga de gastos vai ser alta. Tem despesas relevantes com CRM, documentos, passagens e hospedagem para as provas, além das inscrições. Não é incomum só com isso gastarmos bastante.

Cuidado com as propagandas

“Ah, todo mundo recomenda curso A…”

Claro amigo, não existia concorrente a altura há 2 ou 3 anos atrás. Isso não deve ser uma desculpa para não se permitir algo inovador.

“O curso B é o que mais aprova!”

Essas afirmações podem ser pegadinhas. Primeiro porque ninguém tem essa estatística direito e é mega difícil achar todos os aprovados por aí.

Segundo porque pense comigo: se o curso A tem 90% dos alunos é provável que ele tenha 90% dos aprovados correto? Ou seja cuidado com viés de seleção e estatísticas que favorecem um discurso!

A principal variável para a aprovação é o seu comprometimento com seu objetivo e sua dedicação. Os cursinhos são facilitadores e você deve escolher o que mais se adequa a sua realidade.

Cuidado com a pirataria

Há muito material sendo falsificado e pirateado por aí, então tome cuidado com esse tipo de oferta. Além de ser uma pegadinha, isso pode gerar um problema que pode dificultar a verificação de sua idoneidade e isso pode ser um problema, inclusive na revalidação do seu diploma no Brasil.

Não compensa começar a carreira com a “ficha suja”, não é?

Afinal, qual é o melhor preparatório para o Revalida?

Não vamos falar em melhor, porém o que mais se preocupa com cada detalhe para fazer você ter sucesso na sua trajetória e vamos recomendar o curso preparatório para o Revalida da Sanar, pois garantimos que estamos preocupados com todos os pontos acima.

Pensamos em cada detalhe da metodologia, do material, dos professores, da plataforma, para que você não precise de nada mais.

Você só precisa decidir qual prova vai fazer, se vai fazer parte prática e quando quer começar e entrar no site para escolher o melhor plano para você.

Intensivo Revalida para um estudo de 6 meses de revisão ou extensivo de 1 ano para quem está começando e ainda de 2 anos caso decida começar no 5º ano.

E se estiver na dúvida entre em nosso site para experimentar gratuitamente antes de formar uma opinião baseada nos outros.

Sugestão de leitura complementar