Qual o melhor hospital para fazer R3 de Cirurgia ?

Qual o melhor hospital para fazer R3 de Cirurgia ?

Caio Nunes
4 min37 days ago

Existe uma forte demanda entre os residentes de Cirurgia Geral, para fazer um R+ e aprofundar as suas habilidades cirúrgicas.

Qual especialidade cirúgica devo escolher no R3?

A primeira pergunta que você deve se fazer é: qual especialidade escolher? Isso passa pelos mesmos questionamentos que nos fazemos na escolha do R1. Nós já fizemos um artigo sobre a escolha do R1 que pode te ajudar bastante: “Como escolher a Residência Médica? 10 questões para considerar antes!“.

E para a escolha da especialidade cirúrgica, quero adicionar algumas outras questões:

– Qual o futuro desta especialidade? Está saturada na cidade que quero morar? Preciso de hospitais grandes para exercer? Equipamentos e equipe? Posso atuar em vôo solo, ou preciso de colegas / time?

– Que procedimentos essa especialidade tem? Eu gosto de fazer isso? Existe demanda nessa área? O dia-a-dia é igual ou diferente do serviço acadêmico?

– Existe espaço para ter o meu consultório? O mercado é fechado? Terei que começar do zero ou já tenho um caminho aberto?

Além de se questionar sobre essas questões mercadológicas e de identificação com o dia-a-dia da especialidade, vamos pensar agora em como escolher o hospital/instituição que devemos perseguir para completar nossa formação.

Como escolher a instituição para fazer R3 de Cirurgia

Há diversos fatores que você deverá observar na instituição que podem te ajudar muito na hora da escolha.

– Número de cirurgias e procedimentos que o residente faz durante seus estágios. Para pegar mão de vídeolaparoscopia é preciso fazer pelo menos x/ano.

– Tipos de procedimento e complexidade do atendimento. Se quero vascular faz sentido ter radiologia intervencionista rodando bem.

– Presença de preceptores/assistentes com boa formação e dispostos a ensinar. Não adianta a instituição ter renome se os melhores não estiverem operando ao seu lado. Uma coisa é academicismo e a outra é mão na massa.

– Equipamentos e recursos. Se você fazer Urologia é interessante ter contato com cirurgia robótica, procedimentos endoscópicos e por ai vai.

– Possibilidade acadêmica. Algumas instituições te possibilitam fazer mestrado e doutorado durante o programa de residência e isso pode alavancar a sua carreira.

– Rede de contatos. Fazer em instituições onde os chefes são também alocados em outros hospitais que você desejo trabalhar no futuro. Ninguém vai ser melhor referência do que quem te viu operar! Muitas equipes se formam aqui.

– Existe possibilidades de sub-especialidades. Muita gente quer terminar Urologia e fazer próstata, congênita, e etc.

Procure colegas de outras instituições, amigos, professores para responder a essas perguntas. O R3 em cirurgia é uma grande possibilidade para alavancar a sua carreira. Mesmo que tenha feito o R1 e R2 em instituições menores, na especialidade é onde há possibilidade de fazer mais diferença na sua formação. Por isso ir para um serviço grande, com maior número de recursos e possibilidades faz total sentido. Compensa dar um gás nos estudos para mirar mais alto agora e dar um salto na sua formação médica.

Mais informações?

A Sanar tem um curso preparatório para a prova de R3 de Cirurgia! Prepare-se para o R3 e aproveite para consolidar conhecimentos da sua Residência.

Compartilhe com seus amigos:
Tire 10 nas provas da faculdade

Estude com as melhores aulas de professores padrão USP onde você estiver no SanarFlix.

Vídeo-aulas

Fluxogramas

Mapas mentais

Resumos

Questões comentadas

Cancele quando quiser

Termos de Uso | Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.