Qual o melhor hospital para fazer R3 de Clínica Médica?

Qual o melhor hospital para fazer R3 de Clínica Médica?

Caio Nunes
4 min39 days ago

“Qual o melhor hospital para fazer R3 de Clínica Médica?”, “como fazer esta escolha”, “o que devo levar em consideração”?

A primeira coisa antes de mais nada é: vale a pena fazer R3 de Clínica Médica? Sem dúvidas! Na maioria das vezes o R1 e o R2 são só mais uma etapa para chegar na especialidade mesmo.

Qual especialidade de Clínica Médica devo escolher no R3?

A segunda pergunta é: qual especialidade? Isso passa pelos mesmos questionamentos que nos fazemos na escolha do R1. Nós já fizemos um artigo sobre a escolha do R1 que pode te ajudar bastante: “Como escolher a Residência Médica? 10 questões para considerar antes!“.

E para a escolha da especialidade clínica, quero adicionar algumas outras questões:

– Qual o futuro desta especialidade? 

– Que procedimentos essa especialidade tem? Eu gosto de fazer isto?

– A rotina é mais consultório (reumato) ou plantão (intensiva) ?

Além de se questionar sobre essas necessidades de auto-conhecimento e de conhecimento mais a fundo da especialidade, vamos pensar agora em como escolher o hospital / instituição que devemos perseguir para completar nossa formação.

Como escolher a instituição para fazer R3 de Clínica Médica

Não é uma resposta fácil, visto que as instituições são diferentes e tem formas de aprendizado / crescimento que podem ser completamente incomparáveis. No entanto há diversos fatores que você deverá observar na instituição que podem te ajudar muito na hora da escolha.

– Número de leitos. Se quero fazer Oncologia é melhor o hospital ter esse foco.

– Procedimentos e complexidade do atendimento. Melhor fazer Hematologia em um local onde haja transplante de medula, análises genéticas etc.

– Presença de preceptores / assistentes com boa formação e dispostos a ensinar. Não adianta a instituição ter renome se os melhores não estiverem lá.

– Equipamentos e recursos. Se eu for fazer gastro o serviço de Endoscopia deve ter ultrassom endoscópico, CPRE, etc…

– Possibilidade acadêmica. Algumas instituições te possibilitam fazer mestrado e doutorado durante o programa de residência e isso pode alavancar a sua carreira.

– Rede de contatos. Fazer em instituições onde os chefes são também alocados em outros hospitais que eu desejo trabalhar no futuro. 

– Existe possibilidades de sub-especialidades. Muita gente quer terminar cardiologia e fazer métodos gráficos, coronária, imagem e etc. Ter essa possibilidade facilita muito. 

Procure colegas de outras instituições, amigos, professores para responder a essas perguntas. O R3 em clínica é uma grande possibilidade de alavancar a sua carreira. Mesmo que tenha feito o R1 e R2 em instituições menores, na especialidade é onde há possibilidade de fazer mais diferença na sua formação. Por isso ir para um serviço grande, com maior número de recursos e possibilidades faz total sentido. Compensa dar um gás nos estudos para mirar mais alto agora e dar um salto na sua formação médica.

Mais informações?

A Sanar tem um curso preparatório para a prova de R3 de Clínica Médica! Prepare-se para o R3 e aproveite para consolidar conhecimentos da sua Residência.

Compartilhe com seus amigos:
Tire 10 nas provas da faculdade

Estude com as melhores aulas de professores padrão USP onde você estiver no SanarFlix.

Vídeo-aulas

Fluxogramas

Mapas mentais

Resumos

Questões comentadas

Cancele quando quiser

Termos de Uso | Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.