Outros

Qual o salário de um médico de exército?

Qual o salário de um médico de exército?

Compartilhar

Concursos Médicos

5 min há 265 dias

Uma dúvida comum entre os médicos e estudantes de Medicina que estão cogitando prestar um concurso é em relação à remuneração. Existem vários fatores que podem ser levados em conta ao escolher ser um médico militar, como estabilidade, carga horária, benefícios e o próprio salário.

Então confira aqui um panorama dessa carreira cada vez mais popular e descubra se você se identifica com o perfil.

O que faz um médico militar?

O médico militar irá atuar em hospitais, ambulatórios e policlínicas administrados por uma das forças militares brasileiras, podendo ser do Exército, Marinha ou Aeronáutica.

É importante destacar que fazer um concurso para carreira militar é diferente de servir durante 1 ano, em caráter temporário, ao quartel como tenente médico. Essa última é uma opção popular entre médicos recém formados que acabaram de adentrar na residência, visto que é a única forma de poder segurar a vaga por 1 ano e trabalhar para juntar dinheiro antes do R1.

Sendo assim, o médico militar é aquele que presta concurso e que possui uma projeção de carreira dentro do exército, e é do salário de um médico do exército de carreira que iremos tratar nesse texto.

Dentro dessa carreira, além do atendimento prestado em instituições militares, pode haver a convocação para missões em comunidades, trabalhos temporários em locais remotos do país. Isso faz com que seja uma profissão seguida por médicos com um relativo senso de aventura.

Além disso, é característica do médico de carreira militar o patriotismo e o respeito à hierarquia, visto que ainda é um cargo militar e que está sujeito aos regimentos internos de cada uma das Forças Armadas.

Quanto ganha um médico do exército?

O salário militar, tanto da classe médica quanto de outros serviços, é chamado de soldo. O soldo de cada médico militar irá variar de acordo com a patente ocupada e também com os benefícios acumulados ou com a atuação ou não em especialidade.

Isso porque é possível prestar concurso para as Forças Armadas apenas como médico generalista, aplicando como clínico geral, ou após o término da residência.

Ou seja, o salário irá variar bastante de acordo com algumas variáveis, inclusive em relação a qual das Forças Armadas você estará servindo.

Tendo como exemplo o Exército e seu concurso de 2020, o médico sem especialidade receberia um salário inicial de cerca de R$9mil, podendo haver pequenas variações para mais ou para menos a depender do local de prestação e dos benefícios oferecidos. Evoluindo na carreira, um Tenente-Brigadeiro pode chegar a ganhar R$14mil de salário base.

Além do soldo, o médico militar possui os seguintes benefícios:

  • Aposentadoria integral e com menor tempo de contribuição
  • 13º e férias com adicional
  • Acréscimo no soldo ao nascimento de cada filho
  • Auxílio fardamento e moradia subsidiada
  • Plano de saúde para toda a família
  • Acesso às escolas militares públicas

Sendo assim, muitos médicos enxergam na carreira militar uma oportunidade de ter uma vida profissional estável, com rotina dinâmica e com a garantia de receber um salário em dia e ter uma rotina bem estabelecida.

Como ser um médico militar?

O médico militar precisa ser aprovado por concurso, então os médicos interessados devem buscar o concurso específico de cada instituição.

No caso do Exército, o concurso é realizado pela Escola de Saúde do Exército.

Já na Marinha, o concurso é feito pelo Corpo de Saúde da Marinha.

O concurso para a Aeronáutica, por fim, é o Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica.

Independentemente do concurso a ser prestado, todos eles envolvem uma prova teórica e uma prova de aptidão física. A prova teórica costuma ter um elevado grau de dificuldade, o que aliado ao elevado número de candidatos faz com que seja um concurso disputado e acirrado.

Se você quer ser médico militar, saiba mais sobre a carreira nesse post.


Quer pagar menos de 1 real por dia para ter mais de 70 livros? Com o SanarBooks você pode!

O SanarBooks é a revolução dos livros de Medicina. Com ele, você tem acesso a uma biblioteca virtual inteira só com livros de Medicina para a sua graduação, residência ou carreira médica!

Clique aqui e conheça agora o SanarBooks!

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.