Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

A administração simultânea de fármacos pode causar alterações marcantes nos seus efeitos. Essas interações podem aumentar o efeito farmacológico a um nível de toxicidade, ou inibir o efeito farmacológico e privar o paciente do benefício terapêutico. Assim sendo, a prescrição de cetoconazol para um paciente portador de micose superficial não deve ser associado a qual dos outros medicamentos abaixo listados ?

A
Anticonvulsivantes
B
Antagonistas dos receptores de H2
C
Inibidores não nucleosídicos da transcriptase reversa
D
Ervas medicinais
E
Nenhuma das alternativas anteriores está correta
O agente etiológico mais frequentemente apontado como responsável pela epiglotite e bronquiolite são respectivamente:
Dentre as afirmativas abaixo, assinale a situação que contra indica o lavado peritoneal diagnóstico.
Paciente masculino, 67 anos, sem doença prévia, procura o seu consultório para <i>check-up</i>. Nega uso de medicações. Relata história prévia de tabagismo, nega etilismo. Exame físico normal. Em relação ao rastreamento e profilaxias neste paciente, é CORRETO afirmar que:
Paciente masculino é levado ao pronto-socorro por familiares, por quadro confusional com 48 horas de evolução. Os familiares relatam que o paciente apresenta dificuldade de marcha desde o início do quadro. Previamente assintomático, etilista de 1 litro de destilado/dia há 15 anos. Há 2 dias sem ingestão alcoólica. Ao exame, apresenta-se confuso, emagrecido, afebril, anictérico, ausência de rigidez de nuca, com nistagmo pronunciado, marcha atáxica, sem outras alterações neurológicas. A conduta terapêutica MAIS CORRETA é:
Compartilhar