Questões na prática

Clínica Médica

Dermatologia

A administração simultânea de fármacos pode causar alterações marcantes nos seus efeitos. Essas interações podem aumentar o efeito farmacológico a um nível de toxicidade, ou inibir o efeito farmacológico e privar o paciente do benefício terapêutico. Assim sendo, a prescrição de cetoconazol para um paciente portador de micose superficial não deve ser associado a qual dos outros medicamentos abaixo listados ?

A
Anticonvulsivantes
B
Antagonistas dos receptores de H2
C
Inibidores não nucleosídicos da transcriptase reversa
D
Ervas medicinais
E
Nenhuma das alternativas anteriores está correta
Homem de 50 anos chega ao consultório do urologista devido a alteração do PSA. Traz PSA de 4,0 ng/ml, sendo que o último, há 1 ano, estava de 2,0 ng/ml. Toque retal apresentando próstata de consistência fibroelástica e sem nódulos palpáveis. Qual a melhor conduta nesse caso?
O termo carcinoma de células renais (CCR) é usado para descrever tumo res que surgem nos rins mas que incluem, na sua definição, uma variedade de diagnósticos histológicos e entidades clínicas distintas. O CCR representa 2-3% de todas neoplasias em adultos. Atualmente, um grande número dos tumores renais são diagnosticados durante exames de imagem feitos de rotina e a maioria são menores que 7 cm e confinados ao rim, portanto, candidatos a operações poupadoras de néfrons, como a nefrectomia parcial. Assinale o item que NÃO corresponde a uma indicação de nefrectomia parcial.
Homem de 84 anos apresenta, há 6 anos, abaulamento em região inguinal direita, associado a discreto desconforto aos moderados esforços. Exame físico: PA = 160 x 105 mmHg; FC = 90 bpm; ritmo cardíaco regular, com bulhas hipofonéticas; murmúrio vesicular pulmonar diminuído nas bases; abdome flácido com hepatomegalia discretamente dolorosa e hérnia redutível em quadrante inferior direito do abdome, com anel herniário de 4 cm; presença de edema em membros inferiores (++/4+). HPP: DM, hipertenso e insuficiência cardíaca leve. Foi submetido à ressecção prostática transuretral há 2 anos, sem queixas de prostatismo ou constipação. Qual a melhor conduta para esse paciente?
Criança de sete anos brincava de jogar bets (VER IMAGEM) com seus colegas em casa quando em um lance, ao passar por trás de seu companheiro que estava para rebater uma bola, sofreu um forte impacto do taco de bets em seu olho esquerdo. No momento do impacto foi levado ao hospital onde no pronto atendimento o exame físico revelou: hematoma periorbitário esquerdo com edema importante. Movimentos oculares preservados em todas as direções. Amaurose à esquerda. Reflexo pupilar lento à esquerda. O reflexo vermelho estava presente e com brilho característico em olho direito, porém não havia reflexo vermelho em olho esquerdo. Assinale a alternativa CORRETA com relação ao quadro clínico em questão:
Compartilhar