Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Nefrologia

A afirmativa correta em relação à doença diverticular dos cólons é:

A
Países ocidentais tem uma maior frequência de doença diverticular no cólon direito (ceco e ascendente), e os países orientais no cólon esquerdo ( sigmóide e descendente).
B
O encurtamento do cólon, visto em muitos pacientes com doença diverticular, pode ser explicado pela contratura da camada muscular circular do órgão.
C
Elastose da musculatura colônica pode preceder o desenvolvimento da diverticulose, e não é vista em outros processos inflamatórios segmentares ou difusos do cólon.
D
É estimado que até 75% dos pacientes que apresentam doença diverticular irão desenvolver diverticulite.
E
A associação de doença diverticular, hérnia hiatal e coledocolitíase é chamada de Tríade de Saint.
Recém-Nascido a termo, sexo feminino, grande para a idade gestacional, nascido por parto com auxílio de fórceps. Parto foi prolongado e difícil. Agora está com 24 horas de vida e está ativo e alerta. Não move seu braço esquerdo espontaneamente ou durante o reflexo de Moro, prefere mantê-lo rodado internamente e aduzido, o antebraço está estendido, pronado e o punho está fletido. O restante do exame físico é normal. Qual das seguintes alternativas indica este cenário?
Não é efeito colateral da litotripsia extracorpórea (LECO):
Menino de 13 meses, 11 kg, portador de cardiopatia cianótica, é trazido à sala de urgência com história de ter apresentado quadro de irritabilidade, piora de cianose pré-existente e síncope. Ao exame físico, apresenta-se torporoso, saturação de 60% em ar ambiente, sopro sistólico em 2/6 em foco pulmonar. O diagnóstico mais provável é:
Atualmente, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é reconhecido como o principal agente causal da bronquiolite. Durante surtos epidêmicos de VSR, 80% das bronquiolites são causadas por esse vírus. Para orientação dos pais quanto à profilaxia dessa doença é importante saber a faixa etária mais suscetível ao VSR. A profilaxia pode ser feita pelo uso de anticorpo monoclonal humanizado e deve ser aplicado: I- RN prematuros com idade gestacional "menor ou igual a" 28 semanas, se < 12 meses no início da estação; II- Portador de Broncodisplasia pulmonar, se < 24 meses no início da estação; III- RN prematuros com idade gestacional 33 a 35 semanas, se < 24 meses no início da estação; IV- Portador de cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica se < 24 meses no início da estação.
Compartilhar