Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Nefrologia

A afirmativa correta em relação à doença diverticular dos cólons é:

A
Países ocidentais tem uma maior frequência de doença diverticular no cólon direito (ceco e ascendente), e os países orientais no cólon esquerdo ( sigmóide e descendente).
B
O encurtamento do cólon, visto em muitos pacientes com doença diverticular, pode ser explicado pela contratura da camada muscular circular do órgão.
C
Elastose da musculatura colônica pode preceder o desenvolvimento da diverticulose, e não é vista em outros processos inflamatórios segmentares ou difusos do cólon.
D
É estimado que até 75% dos pacientes que apresentam doença diverticular irão desenvolver diverticulite.
E
A associação de doença diverticular, hérnia hiatal e coledocolitíase é chamada de Tríade de Saint.
Em relação à avaliação das crianças com trissomia do cromossoma 21, são apresentadas as assertivas a seguir: I. A solicitação do exame de cariótipo é indicada apenas quando há dúvidas no diagnóstico clínico. II. Quando houver suspeita clínica de síndrome de Down, a avaliação cardiológica deverá ser solicitada para todo RN, mesmo que a ausculta não evidencie sopros. III. Indica-se avaliação radiológica da coluna cervical para todas as crianças com esta cromossomopatia. Qual é a alternativa correta?
O trauma é importante problema de saúde pública, sendo que o tipo de atendimento inicial pode reduzir a morbimortalidade associada. Considerando um paciente vítima de acidente automobilístico, que apresente vias aéreas permeáveis, porém com respiração inadequada, taquidispneia e escore de 7 na escala de coma de Glasgow, julgue os itens subsequentes. Caso se opte pela intubação endotraqueal com a chamada indução em sequência rápida, o paciente deve receber um agente anestésico de ação rápida seguido de um agente de bloqueio neuromuscular.
Com relação aos cuidados no pós-operatório, julgue o item que se segue. A anemia detectada no pós-operatório de pacientes submetidos a procedimentos de gastrectomia subtotal deve-se à deficiência de vitamina C e à absorção insatisfatória de gordura pelo tubo digestivo.
Em relação ao diagnóstico e tratamento do abdome agudo está incorreto:
Compartilhar