Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Nefrologia

A afirmativa correta em relação à doença diverticular dos cólons é:

A
Países ocidentais tem uma maior frequência de doença diverticular no cólon direito (ceco e ascendente), e os países orientais no cólon esquerdo ( sigmóide e descendente).
B
O encurtamento do cólon, visto em muitos pacientes com doença diverticular, pode ser explicado pela contratura da camada muscular circular do órgão.
C
Elastose da musculatura colônica pode preceder o desenvolvimento da diverticulose, e não é vista em outros processos inflamatórios segmentares ou difusos do cólon.
D
É estimado que até 75% dos pacientes que apresentam doença diverticular irão desenvolver diverticulite.
E
A associação de doença diverticular, hérnia hiatal e coledocolitíase é chamada de Tríade de Saint.
As fraturas expostas associadas à lesão vascular são classificadas como tipo III c de Gustillo. Nessas fraturas, a lesão vascular está frequentemente associada a perdas ósseas, a falta de cobertura das partes moles e também a lesões neurológicas. Com relação à abordagem terapêutica dessas fraturas, é correto afirmar:
Homem, 64a, procura atendimento queixando-se de retenção urinária com abaulamento e dor na região supra púbica; há três dias febre, dor no períneo, região lombar e urgência miccional. Antecedentes Pessoais: quimioterapia para linfoma há 3 meses. Exame físico: consciente, orientado, FR= 18 irpm, T= 38,5° C, PA= 110x70 mmHg, FC= 90 bpm. Hemograma: leucócitos 1.200/mm³ (neutrófilos 55%). ESTÁ CONTRAINDICADO(A):
O cateterismo vesical é contraindicado nos pacientes politraumatizados quando houver presença dos seguintes achados, exceto:
A vigilância em saúde é um conceito que incorpora a atuação de três “vigilâncias” distintas que se confundem em sua atuação: a vigilância epidemiológica, a vigilância sanitária e a vigilância ambiental. Selecione a alternativa que tem aspectos associados a cada uma destas vigilâncias, respectivamente:
Compartilhar