Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Você recebe em sua unidade de saúde da família uma adolescente de 17 anos vinda do interior. Ela está no puerpério recente (3 dias) de seu segundo filho, um menino que nasceu em casa no final de semana. Ela foi à Maternidade onde estimaram seu capurro em 36 semanas, o peso de 2,0 kg, estatura de 45cm e perímetro cefálico de 32cm. Ao exame clínico, o bebê apresenta apenas criptorquidia unilateral. Você a orienta a:

A
Vacinar o bebê contra hepatite B e BCG.
B
Procurar um cirurgião pediátrico, pois o bebê necessita o quanto antes de uma cirurgia devido à criptorquidia pelo risco de degeneração maligna.
C
Aguardar que o bebê atinja o peso de 2,5kg para que possa fazer o teste do Pezinho.
D
Que o bebê terá duas idades até os dois anos - a cronológica (desde a data em que nasceu) e a corrigida pela idade gestacional.
E
Iniciar a suplementação profilática de fumarato de ferro IM.
Os marcadores tumorais CA-125, alfa-feto proteína e gonadotrofina estão habitualmente associados às seguintes neoplasias ovarianas, pela ordem:
Criança de 7 anos apresenta quadro de faringoamigdalite aguda, tendo sido medicada, nas primeiras 24 horas da febre, com penicilina benzatina. 14 dias após, apresenta urina escura, cor de “Coca-Cola”. Qual exame, reforça melhor a hipótese de Glomerulonefrite?
Criança escolar, 8 anos, com suspeita de Baixa Estatura Familiar (BEF). O que esperar, para esse diagnóstico, da radiografia de punho e mão esquerda para idade óssea (IO)?
Qual a conduta que deve ser realizada quando lactente de 11 meses, vacinado na maternidade com o BCG, não apresenta cicatriz vacinal?
Compartilhar