Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Você recebe em sua unidade de saúde da família uma adolescente de 17 anos vinda do interior. Ela está no puerpério recente (3 dias) de seu segundo filho, um menino que nasceu em casa no final de semana. Ela foi à Maternidade onde estimaram seu capurro em 36 semanas, o peso de 2,0 kg, estatura de 45cm e perímetro cefálico de 32cm. Ao exame clínico, o bebê apresenta apenas criptorquidia unilateral. Você a orienta a:

A
Vacinar o bebê contra hepatite B e BCG.
B
Procurar um cirurgião pediátrico, pois o bebê necessita o quanto antes de uma cirurgia devido à criptorquidia pelo risco de degeneração maligna.
C
Aguardar que o bebê atinja o peso de 2,5kg para que possa fazer o teste do Pezinho.
D
Que o bebê terá duas idades até os dois anos - a cronológica (desde a data em que nasceu) e a corrigida pela idade gestacional.
E
Iniciar a suplementação profilática de fumarato de ferro IM.
Mulher, 32 anos, com poliartrite periférica há 2 meses. O exame que NÃO tem relevância na investigação diagnóstica é :
Sr. Carlos, 70 anos, chega a emergência com dor nas costas, que piora com a tosse e a mobilização. Tem câncer de pulmão não pequenas células, tipo epidermoide. Exame físico: discreta paraparesia de MMII. Ressonância magnética: lesão lítica no corpo de T12, com compressão medular. A conduta inicial é:
O reparo de uma hérnia femoral exige que a sutura seja feita ao nível do:
Mulher de 40 anos de idade, vem à consulta para apresentar Ultrassonografia Transvaginal (USGTV) com imagem de mioma intramural medindo 5 cm no maior diâmetro, ciclos menstruais com padrão normal, leves dores em baixo-ventre, sua conduta será:
Compartilhar