Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Você recebe em sua unidade de saúde da família uma adolescente de 17 anos vinda do interior. Ela está no puerpério recente (3 dias) de seu segundo filho, um menino que nasceu em casa no final de semana. Ela foi à Maternidade onde estimaram seu capurro em 36 semanas, o peso de 2,0 kg, estatura de 45cm e perímetro cefálico de 32cm. Ao exame clínico, o bebê apresenta apenas criptorquidia unilateral. Você a orienta a:

A
Vacinar o bebê contra hepatite B e BCG.
B
Procurar um cirurgião pediátrico, pois o bebê necessita o quanto antes de uma cirurgia devido à criptorquidia pelo risco de degeneração maligna.
C
Aguardar que o bebê atinja o peso de 2,5kg para que possa fazer o teste do Pezinho.
D
Que o bebê terá duas idades até os dois anos - a cronológica (desde a data em que nasceu) e a corrigida pela idade gestacional.
E
Iniciar a suplementação profilática de fumarato de ferro IM.
O escopo da abordagem comunitária do médico de família foge do completo isolamento do consultório médico, envolvendo, também, ações de modificação do ambiente da comunidade, visando à promoção da qualidade de vida e à prevenção de doenças da população. Considerando esse contexto, Rafael, residente do 2º ano de medicina de família e comunidade, procurou auxílio da prefeitura para implantar um programa de incentivo à atividade física, na área geográfica de sua atuação, o qual incluía a revitalização da praça próxima ao posto, a implantação de academia ao ar livre e a pista de caminhada. Três vezes por semana, Rafael investia a 1ª hora de sua manhã organizando um grupo de caminhada e orientando a população na prática de exercícios físicos. Considerando a situação hipotética apresentada e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir. O uso de protetor solar durante as caminhadas é prudente, sobretudo, em indivíduos com pele clara.
O escopo da abordagem comunitária do médico de família foge do completo isolamento do consultório médico, envolvendo, também, ações de modificação do ambiente da comunidade, visando à promoção da qualidade de vida e à prevenção de doenças da população. Considerando esse contexto, Rafael, residente do 2º ano de medicina de família e comunidade, procurou auxílio da prefeitura para implantar um programa de incentivo à atividade física, na área geográfica de sua atuação, o qual incluía a revitalização da praça próxima ao posto, a implantação de academia ao ar livre e a pista de caminhada. Três vezes por semana, Rafael investia a 1ª hora de sua manhã organizando um grupo de caminhada e orientando a população na prática de exercícios físicos. Considerando a situação hipotética apresentada e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir. Para a população adulta, recomenda-se carga de exercício aeróbico, quando realizado em intensidade moderada ou intensa, de 150 minutos por semana.
Um homem de 45 anos, em investigação de colelitíase, realizou ultrassonografia abdominal, com achado de cisto complexo de 3 cm no maior diâmetro, no pólo superior do rim esquerdo. Foi realizada uma Tomografia Computadorizada de abdome para avaliar o incidentaloma, com laudo confirmando o tamanho e o aspecto da lesão, "altamente sugestiva de carcinoma de células renais". Não havia, ao método, evidência de adenopatia, metástases, envolvimento intravascular ou invasão de glândula adrenal ipsilateral. A intervenção inicial mais apropriada no caso é:
Um paciente de 62 anos de idade, com dez dias de revascularização do miocárdio, foi mantido na UTI em função de arritmia. Encontra-se sob intubação orotraqueal, mas já em desmame, em pressão de suporte e recebendo nutrição parenteral. Passou a apresentar distensão e dor à palpação do abdome, principalmente em HCD. Apresenta febre e leucocitose. Considerando esse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a hipótese diagnóstica mais provável e o exame a ser realizado.
Compartilhar