Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Pediatria Geral

Ginecologia

A agente comunitária de saúde da Microárea 2 agenda para hoje a visita domiciliar à Elis, que teve seu primeiro filho há 8 dias. A mãe refere estar preocupada pois está apresentando leucorreia. Refere também muito cansaço e está um pouco deprimida. Sua conduta é, EXCETO:

A
Você deve orientá-la sobre os cuidados com a mama e estimular o aleitamento exclusivo.
B
Você a orienta a iniciar a anticoncepção 4 semanas após o parto.
C
Você contraindica a vacinação contra rubéola durante a lactação.
D
Você explica que a leucorreia pode durar até 2 semanas sem significado patológico.
E
Você orienta que a depressão costuma ser transitória e agenda uma nova visita.
Em uma mulher de 64 anos que relata edema simétrico de membros inferiores, assinale o achado que não corrobora o diagnóstico de Insuficiência Cardíaca Direita.
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. Se um paciente relatar casos de membros da família que apresentaram demora do efeito anestésico, isso poderá levar o anestesiologista a evitar o uso de succinilcolina como estratégia desse paciente.
Um paciente está com taquicardia, midríase não reagente à luz, secura da pele e hipertermia discreta. O diagnóstico mais provável é:
Homem de 34 anos caiu de uma árvore e teve fratura e luxação no cotovelo esquerdo. Exame físico: ausência de pulsos braquial, radial e ulnar, e perfusão da mão lentificada. A conduta é:
Compartilhar