Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

A AIDS caracteriza-se por contagem de linfócitos T CD4+ abaixo de 200 células/mm³. Frequentemente está associada a doenças encontradas em pacientes com grave disfunção imune celular. A fase tardia da AIDS revela complicações infecciosas secundárias. Nessa classificação existe uma doença na mulher soropositiva indicadora de AIDS que é:

A
Candidíase vulvar.
B
Herpes vírus simplex tipo II (HSV II).
C
Cervicite crônica.
D
Câncer cervical invasivo.
E
HPV (papilomavírus-humano).
Qual das modalidades terapêuticas abaixo é a opção mais frequente para o manuseio das lesões esplênicas ocorridas em trauma abdominal fechado?
Paciente feminina, 24 anos, dá entrada no pronto-socorro com disfagia e dor torácica intensa, relatando ingestão voluntária de soda cáustica há 1 hora e 45 minutos. Apresenta frequência cardíaca de 108 bpm e frequência respiratória de 20 mrpm. Qual das medidas abaixo está formalmente contraindicada?
Paciente masculino, 35 anos, pedreiro, morador de Curitiba, chega ao pronto-socorro com quadro de cefaleia e mialgias intensas que se iniciaram há 2 dias e estavam piorando progressivamente. No dia da consulta, notou urina escura e coloração amarelada na pele. Familiares referem que o paciente não viaja há mais de 6 meses. Ao exame apresenta-se em regular estado geral, febril, letárgico, com força muscular e tônus muscular preservados, porém havia rigidez de nuca +/4+, icterícia +++/IV, petéquias subconjuntivais, fígado e baço não eram palpáveis. Colhido liquor, este era claro, com 98 leucócitos, sendo 80% de células linfomononucleares. Glicose e proteínas eram normais. Não se observaram bactérias no GRAM; leucograma com 14.500 leucócitos, 20% bastões; 70% de segmentados e 0 (zero) eosinófilo e plaquetas = 74.000; Na+ = 135 mEq/l; K+ = 2,0 mEq/l; creatinina = 5,2 mg/dl; bilirrubina total de 12 mg/dl com 9,0 de direta; AST(TGO) e ALT(TGP) de 100 e 110 UI. Com esses dados, você pode considerar como principal hipótese:
Em relação ao fibrinogênio, que é produzido no fígado, assinale a proposição ERRADA:
Compartilhar