Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

A alta prevalência da hipertensão arterial sistêmica e a importância de seu controle para a redução do risco cardiovascular tornam o atendimento ao paciente hipertenso uma das principais demandas da atenção primária à saúde. Na avaliação de um paciente, é sinal indicativo da presença de uma possível causa secundária de hipertensão:

A
presença de exsudatos no exame de fundo de olho.
B
início súbito da hipertensão após 55 anos de idade.
C
pressão arterial mais elevada nos membros inferiores.
D
presença de sopro sistólico em foco mitral e sopro carotídeo.
Com o melhoramento contínuo do conhecimento das doenças e das habilidades técnicas, podemos reduzir os eventos inesperados que podem ocorrer nos pacientes cirúrgicos. Com relação às complicações pós-operatórias, podemos afirmar:
Jonatas, masculino, tem 4 anos e foi levado ao Pronto Atendimento por sua mãe após episódio de enterorragia. A mãe relatou sangue vivo em grande quantidade no vaso sanitário, juntamente, porém não misturado, com as fezes. O menino recebeu atendimento inicial com reposição volêmica e foi internado para estabilização do quadro, que ocorreu após 48 horas, já com fezes normais. Assinale a alternativa que contém a principal suspeita e o exame complementar que deve ser solicitado para diagnóstico da mesma.
Qual das afecções abaixo é considerada a emergência gastrointestinal mais comum do período neonatal?
Qual o exame padrão-ouro no diagnóstico da nefrolitíase?
Compartilhar