Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

A alteração eletrocardiográfica mais precoce no paciente renal crônico com hipercalemia é:

A
bloqueio AV de primeiro grau
B
onda P aplainada
C
onda T apiculada
D
alteração de segmento ST
E
alargamento do complexo QRS
Considere o caso de um paciente de 50 anos que está no 1º pós-operatório de gastrectomia total. Ele está em jejum e apresenta febre. Com relação a esse caso, assinale a opção incorreta.
Considerando o caso de uma paciente de 48 anos de idade com alterações dos hábitos intestinais, febre e dor abdominal no quadrante inferior esquerdo, assinale a opção correta.
Com relação às anemias, julgue a associação apresentada em cada item a seguir. I. Anemia por deficiência de vitamina B12 - hipersegmentação de neutrófilos. II. Esferocitose hereditária - reticulocitose. III. Anemia ferropriva - aumento dos níveis de ferritina e redução da capacidade total de ligação do ferro. IV. Deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase - corpúsculos de Heinz. V. Anemia falciforme. A quantidade de itens certos é igual a:
Um recém-nascido a termo vigoroso, adequado para a idade gestacional e nascido de parto vaginal eutócico, apresentou icterícia até a raiz das coxas 24 horas após o nascimento. Revendo-se a história clínica desse paciente, observou-se que a tipagem sanguínea e o fator Rh da mãe era O positivo e a do bebê A positivo. O exame de Coombs direto no neonato foi negativo e o exame clínico mostrou apenas icterícia 2+/4 da cabeça até a raiz dos braços e das coxas. Acerca dessa situação clínica, assinale a opção incorreta.
Compartilhar