Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

A alternativa em que estão presentes parâmetros de avaliação da gravidade da hepatopatia, segundo a classificação de CHILD-TURCOTTE-PUGH, é:

A
encefalopatia; TGO, TGP e gama GT; ascite; albumina e estado nutricional.
B
encefalopatia, bilirrubina, ureia plasmática, tempo de protrombina e ascite.
C
encefalopatia, albumina, ureia plasmática, INR e ascite.
D
encefalopatia, ascite, bilirrubina, albumina e INR.
E
encefalopatia; TGO, TGP e gama GT; ascite; albumina e INR.
Paciente comparece à consulta com queixa de perda visual de início há dois dias, gradual, que no momento alcançou perda total da visão em olho direito. Relata que há algumas horas iniciou dor intensa. Refere ser diabético em uso irregular de medicação, hipertenso em acompanhamento. Nega traumas. Ao exame, observa-se hiperemia difusa, reflexo direto diminuido, tensão ocular elevada e à lâmpada de fenda evidencia ausência de ângulo estreito. Com base no quadro anterior, é correto afirmar que a hipótese diagnóstica mais provável para o quadro é:
Em relação às esplenectomias, são feitas as observações abaixo: I. O abscesso subfrênico esquerdo é a complicação intra-abdominal mais comum pós-esplenectomia; II. A fístula pancreática pós-esplenectomia é decorrente, na maioria das vezes, de lesões ocorridas na cauda do pâncreas e são mais frequentes que as fístulas gástricas; III. O principal mecanismo para o aparecimento das fístulas gástricas pós-esplenectomia é a inclusão da parede gástrica no momento da ligadura dos vasos curtos; IV. A trombose das grandes veias esplâncnicas ligadas ao sistema porta é uma das complicações com maior potencial de mortalidade. Dessas observações, podemos afirmar que:
Criança 5 anos, sem relato de doença prévia, apresentou sangramento retal volumoso. Foi internada para investigação. Solicitado hemograma que revelou queda importante do hemotócrito, porém endoscopia digestiva alta e colonoscopia normais. Qual provável diagnóstico:
O remanescente congênito do ducto onfalomesentérico é conhecido como:
Compartilhar