Questões na prática

Pediatria

Cirurgia

Cardiopediatria

A alternativa farmacológica ao fechamento cirúrgico da persistência do canal arterial (PCA), no período neonatal, é:

A
hidrocortisona.
B
indometacina.
C
aminofilina.
D
ibuprofeno.
E
dobutamina.
Em paciente com baixa da acuidade visual e que ao exame de fundo de olho apresenta exsudatos duros na mácula, manchas algodonosas difusas e hemorragias puntiformes intrarretinianas sem anormalidades do calibre vascular, deve-se investigar:
Homem com 23 anos de idade, refere entorse do joelho direito jogando futebol. Queixa-se de dor, edema e incapacidade de apoiar o pé direito no chão. Refere ter escutado um estalo na hora do entorse do joelho direito. Na punção dessa articulação, encontramos hemartrose. Radiografias do joelho sem sinais de fratura .Qual é a hipótese diagnóstica?
Criança do sexo masculino com 28 dias de vida é internada com febre, irritabilidade e eritema generalizado há aproximadamente 24 horas. A mãe informa que o eritema teve início ao redor dos lábios e narinas. Após 24 horas de internação, a pele começa a se desprender, com formação de bolhas flácidas, e grandes áreas erosadas começam a ser observadas, principalmente nas dobras axilares, cervicais e inguinais. O diagnóstico provável é:
A síndrome torácica aguda é uma manifestação que ocorre em 30% dos indivíduos com anemia falciforme. Quanto as suas características e tratamento, podemos afirmar que:
Compartilhar