Questões na prática

Pediatria

Cirurgia

Cardiopediatria

A alternativa farmacológica ao fechamento cirúrgico da persistência do canal arterial (PCA), no período neonatal, é:

A
hidrocortisona.
B
indometacina.
C
aminofilina.
D
ibuprofeno.
E
dobutamina.
Um paciente apresenta um quadro de queda do estado geral e desconforto abdominal em andar superior. Refere febre diária e o exame físico permite a palpação de um hepatomegalia com defesa voluntária. A ultrassonografia abdominal revela uma lesão intra-hepática de lobo D com 5 cm de diâmetro com nível hidroaéreo. O hemograma mostra 23 mil leucócitos com granulações grosseiras de neutrófilos. A principal origem desta complicação piogênica é:
Menino de 8 anos com adenopatia cervical acentuada, com estado geral. Hemograma: intensa atipia dos linfócitos; levantado suspeita de leucemia. Reação de Paul-Bunnell negativa. Reação de Sabin-Feldman 1:4.000. Qual o provável diagnóstico?
Joana tem um ano e meio e há três meses começou a frequentar creche. Teve um episódio de otite aos dez meses de idade e está no quinto dia de uso de amoxicilina com clavulanato por via oral para tratamento do segundo episódio. É levada à emergência com crise convulsiva generalizada. Após controle da crise, apresenta irritabilidade alternada com sonolência e rigidez de nuca terminal, sem sinais neurológicos focais. A punção lombar realizada revela: 875 células/mm³ sendo 95% de polimorfonucleares, glicose 23 mg/dl, proteínas 158 mg/dl e presença de diplococos gram-positivos no exame de lâmina com coloração de Gram. Ao saber do fato, dona Vilma, a diretora da creche telefona para saber que conduta ela deve tomar e você a orienta para:
Atualmente, está sendo comercializada no Brasil a vacina tetravalente contra o Papilomavírus Humano (HPV) que tem indicação para a faixa etária de 9 a 26 anos. Esta imunoterapia confere proteção contra os seguintes sorotipos do HPV considerados de alto risco oncogênico:
Compartilhar