Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

A alternativa que NÃO É um dos critérios clínicos para o diagnóstico da síndrome do antifosfolípide é:

A
Um ou mais episódios de trombose arterial venosa confirmada.
B
Um ou mais óbitos de fetos morfologicamente normais após a 10ª semana de gestação.
C
Um ou mais partos prematuros (até 34 semanas de gestação) decorrentes de pré-eclâmpsia grave.
D
Dois ou mais fetos com malformações que levaram ao óbito intraútero.
E
Três ou mais abortos espontâneos consecutivos e inexplicados antes da 10ª semana de gestação.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequente. A ausência de ruídos hidroáreos na ausculta abdominal não é patognomônica de lesões intra-abdominais.
Considere que uma mulher de 46 anos de idade procurou avaliação médica por ter apresentado nódulo tireoidiano e surtos de palpitação, ansiedade, cefaleia e inquietação. Na investigação, foi diagnosticada neoplasia endócrina múltipla do tipo 2 (NEM-2). A respeito dessa endocrinopatia julgue o item seguinte. O feocromocitoma que ocorre em pacientes com NEM-2 tem sua localização quase sempre na medula adrenal e produz tipicamente epinefrina.
Julgue o item subsequente, relativo a anticoncepção e infertilidade conjugal. O método de amenorreia lactacional é uma opção contraceptiva pouco eficaz para as mulheres que estão em amamentação exclusiva nos primeiros seis meses. As endorfinas induzidas pela amamentação causam aumento da secreção de dopamina que pode resultar em ovulações esporádicas.
Com relação aos critérios de algumas patologias, julgue o item. Os sinais e sintomas clínicos da febre reumática surgem em média após uma a três semanas da infecção estreptocócica da orofaringe. Fazem parte dos critérios menores de Jones (modificados em 1992) febre, artralgia, provas reumáticas de fase aguda elevadas (VHS e PCR) e prolongamento do espaço P.R.
Compartilhar