Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

A alternativa que NÃO É um dos critérios clínicos para o diagnóstico da síndrome do antifosfolípide é:

A
Um ou mais episódios de trombose arterial venosa confirmada.
B
Um ou mais óbitos de fetos morfologicamente normais após a 10ª semana de gestação.
C
Um ou mais partos prematuros (até 34 semanas de gestação) decorrentes de pré-eclâmpsia grave.
D
Dois ou mais fetos com malformações que levaram ao óbito intraútero.
E
Três ou mais abortos espontâneos consecutivos e inexplicados antes da 10ª semana de gestação.
Mulher, 52 anos de idade, assintomática, em início de menopausa, apresentou em exames de rotina AST: 210 U/dl, ALT: 102 U/dl, gamaglutamiltransferase: 92 U/l. Não faz reposição hormonal. Nega transfusões sanguíneas e tem apenas um parceiro sexual. O exame físico é normal. Realizou exames adicionais que revelaram Hb: 13,2 g/dl, Ht: 37%, leucograma: 5.700 leucócitos/mm³ sem desvios, glicemia: 82 mg/dl. Anti-HCV positivo, AgHBs negativo, índice de saturação de transferrina: 40%, ferritina sérica: 850 mcg/dl. Anticorpos antimitocôndria, antimúsculo liso e anti-LKM negativos. Anticorpos anti-TPO positivos. O passo seguinte, entre os exames complementares, é:
As doenças ectásicas corneanas caracterizam-se pelo abaulamento da córnea. Dentre as doenças ectásicas corneanas, qual é a mais comum?
Criança de 6 anos, previamente hígida, com sangramento retal importante, apresentou queda dos níveis de hemoglobina. A endoscopia alta e a colonoscopia foram normais. Qual o diagnóstico mais provável?
A avó de um menino de três anos e sete meses de idade mostra-se muito preocupada porque seu neto, desde que iniciou o desenvolvimento da marcha, "só anda na ponta dos pés". Os demais marcos do desenvolvimento não mostram anormalidades e a anamnese revela parto com 33 semanas e Apgar de 3 e 8 que motivaram uma permanência no berçário por 39 dias. Seu acompanhamento no ambulatório de puericultura solicitou um parecer da ortopedia infantil, suspeitando de encurtamento congênito dos tendões de Aquiles. Um exame neurológico minucioso evidenciou anormalidades que apontaram para o diagnóstico de encefalopatia crônica não progressiva que, relacionadas aos dados da anamnese, caracterizavam indicação de exame de imagem do sistema nervoso central. Nesse caso, as anormalidades no exame neurológico mais esperadas são:
Compartilhar