Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

A análise bioquímica da coleta de líquido por toracocentese resultou nos seguintes dados: proteínas - 4,5 g/dl; relação proteína pleural/plasmática - 0,8; DHL - 800 UI; relação DHL pleural/plasmática - 0,8. Trata-se de um:

A
Com certeza, um exsudato.
B
Com certeza, um transudato.
C
Depende da fase do derrame pleural em que o paciente se encontra.
D
Faz-se necessário a análise do pH e glicose para se definir melhor.
E
As características apresentadas são incoerentes entre si.
Mulher de 28 anos sem queixas gastrintestinais. Apresentou quadro de cólica nefrética, quando realizou ultrassonografia (USG) de abdome total em um serviço de urgência. Durante o exame identificou-se lesão nodular hepática, isoecogênica, medindo 27 mm, localizada no segmento 3. A paciente não relatava comorbidades ou histórico de hepatopatia. Foi solicitada tomografia computadorizada (TC) de abdome com contraste endovenoso para complementação diagnóstica que confirmou o achado do USG, identificando nódulo hepático no segmento 3, medindo 25 mm, com captação homogênea do contraste na fase arterial, contornos bocelados e bem definidos. O restante do parênquima apresentava aspecto normal. Exames laboratoriais indicavam função hepática normal. Identifique a alternativa correta:
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) o Paraná tem uma estimativa de 61200 novos casos de câncer de próstata no ano de 2016. Sobre esta neoplasia, marque a alternativa CORRETA.
Paciente do sexo masculino, com 12 anos de idade, pardo, chegou ao Pronto-socorro com quadro de ereção dolorosa há 10 horas, não relacionada a intercurso sexual. Nega história de trauma ou uso de medicações. Qual a PRINCIPAL hipótese diagnóstica e a PROVÁVEL etiologia associada ao quadro, considerando a idade do paciente?
Jovem, 19a, recebeu diagnóstico de seminoma de testículo com metástases ganglionares regionais. Tratamento cirúrgico inicial da doença uro-oncológica foi orquiectomia e esvaziamento ganglionar. Naquele momento, a tomografia computadorizada de tórax era normal. Após início da quimioterapia, apresentou pneumotórax, à esquerda. Assinale a alternativa correta:
Compartilhar