Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

A anatomia segmentar hepática, como originalmente descrita por Claude Couinaud, apresenta a terminologia que deve ser usada para descrever as ressecções hepáticas de acordo com o consenso da conferência internacional de Brisbane, de 2000. De acordo com essa nomenclatura, a trissegmentectomia direita e a trissegmentectomia esquerda consistem na ressecção dos seguintes segmentos, respectivamente:

A
IV, V, VI, VII. II, III, IV, V.
B
IV, V, VI, VII. II, III, IV, VIII.
C
IV, V, VI, VII, VIII. II, III, IV, V, VIII.
D
V, VI, VII, VIII. II, III, IV, V, VI.
Uma primípara com fator sanguíneo “O” positivo dá a luz a um bebê tipo “A” positivo, a termo. Seu hematócrito é de 55%. Com 36h de vida, o bebê apresenta-se ictérico e com níveis séricos de bilirrubina de 12 mg/dl. Marque a alternativa que apresenta um achado que confirmaria a hipótese de doença hemolítica por incompatibilidade ABO.
Homem de 70 anos comparece ao clínico geral com queixa de dores no flanco direito há três meses, de leve a moderada intensidade e contínua, astenia e perda ponderal de 12 kg no período. Nega alteração do hábito intestinal (uma evacuação a cada dois a três dias), com fezes de consistência ressecada e com esforço evacuatório. Traz hemograma com hemoglobina = 8,6 g/dl e microcitose/hipocromia. Antecedente de nefrolitíase e episódios de pielonefrite. Exame físico com massa palpável no flanco direito. Considerando o diagnóstico mais provável, qual o exame com maior especificidade?
Associe as estruturas vitreas embrionárias com as correspondentes no adulto. Vítreo secundário:
Uma paciente de 35 anos, com doença renal crônica de etiologia desconhecida, vinha em terapia dialítica há um ano. Em consulta de rotina, foi identificada fibrilação atrial, iniciando-se o uso de bisoprolol e warfarina. Três semanas depois, em nova consulta, relatou alguns episódios de hematúria macroscópica e verificou-se o aparecimento de livedo reticularis nos membros inferiores. Estes achados levaram o nefrologista a pensar na hipótese mais provável de:
Compartilhar