Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Infectologia

Pneumologia

A ancilostomíase é uma parasitose intestinal causada por nematódeo, podendo levar nas formas graves a retardo no desenvolvimento físico e mental das crianças infectadas. Com relação a essa parasitose intestinal, julgue os itens a seguir. I - O agente etiológico é o Ascaris lumbricoides. II - Durante a migração da larva do parasito pelo pulmão, podem ocorrer hemorragia pulmonar e pneumonite. III - Complicação frequente é a anemia, que depende da intensidade da infestação. IV - O tratamento de escolha dessa parasitose é o ivermectin.

A
Todos os itens estão errados.
B
Há apenas um item certo.
C
Há apenas dois itens certos.
D
Há apenas três itens certos.
E
Todos os itens estão certos.
Na sala de parto, você atendeu um recém-nascido a termo cuja mãe não realizou pré-natal. Em relação ao risco de transmissão da hepatite B para este recém-nascido, qual a conduta inicial adequada?
Servílio, de 25 anos, 65 kg, sofreu ação de água fervente de caldeira industrial em cabeça, pescoço, metade superior de cada face do tronco e de cada membro superior há uma hora. As lesões aparentavam profundidades de segundo e terceiro grau. Assinale a alternativa CORRETA:
Uma paciente de 19 anos de idade passou a apresentar dores constantes de moderada intensidade com localização precisa ilíaca direita e febre nas últimas 18 horas.
No que se refere à avaliação diagnóstica de crianças com Refluxo Gastresofágico ou Doença de Refluxo Gastresofágico considere as recomendações abaixo. I - Na maioria dos casos, a história e o exame físico são suficientes para o diagnóstico e o tratamento do Refluxo Gastresofágico. II - O raio X contrastado de esôfago e duodeno tem alta sensibilidade e especificidade para o diagnóstico de refluxo Gastresofágico. III - A monitoração esofágica do pH é um método válido e eficaz para o diagnóstico de refluxo ácido. Quais estão corretas?
Compartilhar