Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

A anemia falciforme é causada pela presença de dois genes da hemoglobina S, que levam à formação de células em forma de foice, as quais, causando infartos na microcirculação, podem levar a complicações, salientando-se a autoesplenectomia, com a função do baço sendo prejudicada já nos primeiros meses de vida. Devido a essa alteração, os seguintes cuidados devem ser instituídos para uma criança com 2 anos de idade, com anemia falciforme, que venha à consulta por apresentar temperatura ? 38,3°C:

A
Internar, iniciar antibiótico, colher hemograma e manter hemoglobina acima de 10 g/dl.
B
Fazer punção lombar para coleta de liquor e iniciar ceftriaxona.
C
Internar, iniciar antibioticoterapia imediatamente e hidratar.
D
Internar, hidratar e só iniciar antibioticoterapia se apresentar febre persistente por 48 horas, apesar do uso de antitérmicos.
E
Hidratar e fazer cintilografia para afastar osteomielite.
A síntese de DNA ocorre em qual das fases relacionadas abaixo?
Uma criança de quatro anos de idade, sexo masculino, é encaminhada ao ambulatório, pois a professora notou discreto desvio do olho direito há 30 dias. Nascido de parto prematuro, com 35 semanas, peso: 2.730 g, estatura: 46,5 cm, Apgar: 9/9, permaneceu por seis horas em CPAP nasal e 12 horas no capacete de oxigênio, devido a desconforto respiratório leve. Recebeu alta hospitalar com três dias. A mãe nega infecções durante a gravidez. Exame físico: estrabismo com esotropia à direita e reflexo pupilar esbranquiçado. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Paciente de 45 anos chega ao pronto-socorro com hematêmese e melena com 4 horas de duração. Apresenta diagnóstico de cirrose por vírus C com uso regular de espironolactona e furosemida. Na admissão, PA 90/60, FC 88 bpm, Fr 22 ipm. Em relação ao caso, é correto afirmar:
Quanto ao uso do TIPS, é CORRETO:
Compartilhar