Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

A anemia falciforme é causada pela presença de dois genes da hemoglobina S, que levam à formação de células em forma de foice, as quais, causando infartos na microcirculação, podem levar a complicações, salientando-se a autoesplenectomia, com a função do baço sendo prejudicada já nos primeiros meses de vida. Devido a essa alteração, os seguintes cuidados devem ser instituídos para uma criança com 2 anos de idade, com anemia falciforme, que venha à consulta por apresentar temperatura ? 38,3°C:

A
Internar, iniciar antibiótico, colher hemograma e manter hemoglobina acima de 10 g/dl.
B
Fazer punção lombar para coleta de liquor e iniciar ceftriaxona.
C
Internar, iniciar antibioticoterapia imediatamente e hidratar.
D
Internar, hidratar e só iniciar antibioticoterapia se apresentar febre persistente por 48 horas, apesar do uso de antitérmicos.
E
Hidratar e fazer cintilografia para afastar osteomielite.
Em um paciente portador de carcinoma epidermoide localizado ________ é indicado o esvaziamento cervical ______________:
Paciente de 48 anos de idade o procura no consultório por preocupação com seu risco de neoplasia. Relata que teve um tio que apresentou neoplasia do esôfago, uma tia com neoplasia do pâncreas e de mama. Nega sintomas ou uso de medicações. História de úlcera gástrica tratada. Relata etilismo esporádico, de até 2 drinques/dia. Tabagista 20 anos-maço. Na intenção de redução do risco do paciente, qual das orientações abaixo deve ser feita?
Paciente de 48 anos de idade dá entrada no pronto socorro por 24 horas de evolução de dor abdominal difusa, de forte intensidade, associada a náuseas. Hipertenso, em uso de enalapril 10mg a cada 12 horas. Ao exame apresenta FC 110, FR 28, T 37, 7C, PA 100/64mmHg, abdome plano, flácido, com dor a palpação difusa, sem descompressão dolorosa. Em relação ao caso assinale a assertiva correta.
Paciente de 35 anos de idade apresenta 3 horas de evolução de dor em flanco direito, de forte intensidade, associada a náuseas e vômitos. Nega febre. Relato anterior de história semelhante, com análise de cálculo formado por oxalato de cálcio. Ao exame apresenta-se afebril e com Giordano positivo a direita. Realizou TC de abdome que demonstrou cálculo de 0.4 cm em ureter proximal direito. Assinale a assertiva correta.
Compartilhar