Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

A anemia falciforme é causada pela presença de dois genes da hemoglobina S, que levam à formação de células em forma de foice, as quais, causando infartos na microcirculação, podem levar a complicações, salientando-se a autoesplenectomia, com a função do baço sendo prejudicada já nos primeiros meses de vida. Devido a essa alteração, os seguintes cuidados devem ser instituídos para uma criança com 2 anos de idade, com anemia falciforme, que venha à consulta por apresentar temperatura ? 38,3°C:

A
Internar, iniciar antibiótico, colher hemograma e manter hemoglobina acima de 10 g/dl.
B
Fazer punção lombar para coleta de liquor e iniciar ceftriaxona.
C
Internar, iniciar antibioticoterapia imediatamente e hidratar.
D
Internar, hidratar e só iniciar antibioticoterapia se apresentar febre persistente por 48 horas, apesar do uso de antitérmicos.
E
Hidratar e fazer cintilografia para afastar osteomielite.
O diagnóstico de asfixia neonatal segundo a Academia Americana de Pediatria e Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia baseia-se nos seguintes fatores, exceto:
No que se refere à época adequada de aquisições e habilidades do desenvolvimento infantil, assinale a alternativa correta:
Durante uma colecistectomia laparoscópica eletiva, encontrou-se dificuldade durante as colocações iniciais dos trocartes. Durante a visualização da vesícula, o anestesista informa que a paciente está apresentando taquicardia (FC: 130/min) e queda da pressão arterial. Assinale a alternativa que apresenta a conduta CORRETA a ser realizada.
A incidência de otite média aguda é maior no lactente e na criança pequena do que em faixas etárias mais elevadas. Esta predisposição decorre de alguns fatores apresentados nas alternativas a seguir, EXCETO:
Compartilhar