Questões na prática

Psiquiatria

A anorexia nervosa é caracterizada pela recusa do (a) paciente em manter a forma e o peso corporais minimamente normais e demonstra acometimentos, sobretudo em mulheres sadias. É CORRETO AFIRMAR que nesses (as) pacientes pode ocorrer qual dos seguintes achados: Referência: HARRISON - Medicina Interna. Editora Mc Graw Hill, 17ª Edição, 2008.

A
Aumento da motilidade gastrointestinal levando ao rápido esvaziamento gástrico e intestinal.
B
Acrocianose.
C
Interrupção dos ciclos menstruais após a ocorrência da perda significativa de peso.
D
Diminuição das glândulas salivares.
E
Acidose hiperpotassêmica por auto-indução de vômitos
Você irá apresentar um seminário durante o seu primeiro mês de Residência. O objetivo é rever conceitos básicos e fundamentais para o adequado planejamento terapêutico das pessoas sob seus cuidados. O tema central é o sistema digestório. Você afirma que o H. pylori está implicado na facilitação da hiper-secreção de ácido clorídrico através do mecanismo de:
Mulher de 72 anos no 3º dia de internação por pancreatite aguda biliar grave. Persiste com dor abdominal e encontra-se anúrica, há 24 horas, apesar da reposição farta de soro fisiológico e KCl a 10%. Um ECG realizado na ocasião revelou ritmo sinusal e ST supradesnivelado em V1, V2 e V3. Que intercorrência deve, imediatamente, ser pesquisada e corrigida?
Motoboy B. J. Obama, 47 anos, masculino; foi admitido no Pronto Socorro com fratura exposta de tíbia direita, devido acidente em via pública. Foi submetido ao primeiro atendimento e seus antecedentes mostravam uma dose de vacina antitetânica. Com relação às medidas profiláticas necessárias devemos indicar:
Mulher de 30 anos apresenta histerossalpingografia com dilatação de ambas as tubas. Refere ter tido duas internações por doença inflamatória pélvica (DIP). Os agentes mais comuns encontrados nesta afecção são:
Compartilhar