Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Infectologia

Hepatologia

RELACIONE AS COLUNAS DA ESQUERDA E DA DIREITA e assinale a alternativa que contém a SEQÜÊNCIA CORRETA: Enzimas: (I) Aspartato aminotransferase. (II) Desidrogenase láctica. (III) Alanina aminotransferase. (IV) Creatina fosfoquinase. (V) Fosfatase alcalina. Características: ( ) Enzima que encontra-se aumentada em pacientes com hepatomegalia sem icterícia (possível metástase hepática) e tem importância também na diferenciação de várias doenças ósseas que cursam com atividade osteoblástica ou osteoclástica. ( ) Enzima presente no citoplasma e mitocôndrias e, portanto, sua elevação sérica indica comprometimento celular mais intenso. No caso do hepatócito, esse fato se revela por uma elevação por tempo mais prolongado nas hepatites virais agudas e uma elevação seletiva nos casos e hepatites alcoólicas, metástases hepáticas e necroses medicamentosas e isquêmicas. ( ) Enzima composta por três isoenzimas exerce importante atividade reguladora do metabolismo intracelular da musculatura esquelética, tecido cardíaco e no cérebro, por isso é importante as suas dosagens no diagnóstico do infarto do miocárdio, na distrofia muscular e em lesões cerebrais. ( ) Enzima que tem sua origem predominantemente citoplasmática, apresenta rápida elevação nos casos de hepatites virais, mononucleose infecciosa, doença por citomegalovirus e hepatite medicamentosa. ( ) Enzima composta por cinco isoenzimas, e a concentração de cada uma delas podem indicar ocorrência de lesões ou falhas teciduais nos diferentes órgãos. Referência: NAOUM, P.C. Doenças que alteram exames bioquímicos. Volume II. Editora Atheneu, 2009.

A
V, II, III, IV, I
B
III, II, V, I, IV
C
V, I, IV, III, II
D
IV, II, III, I, V
E
III, IV, II, V, I
Paciente masculino, de 72 anos, relata história de dificuldade miccional progressiva. Refere episódios de retenção urinaria aguda no passado, resolvidos espontaneamente. Qual das afirmativas abaixo NÃO pode ser considerada correta para esse caso?
Paciente masculino, de 28 anos, trabalhador rural, chega ao serviço de saúde trazido por familiares, devido a picada de membro inferior esquerdo por “Jararaca”, ocorrida há 2 horas. O ofídio foi capturado. Ao exame, foram constatados dois sinais puntiformes de picada, edema local leve. Com relação a este caso, as medidas a serem consideradas estão listadas abaixo. Qual a INCORRETA?
Paciente feminina, de 14 anos, asmática, é trazida ao pronto-atendimento devido a quadro broncoespasmo, urticária, cólicas e diarreia de início abrupto. Estava em uso de Amoxilina, Diclofenaco e Analgésico, motivado por diagnóstico prévio de sinusite. O quadro acima é compatível com reação anafilática. A conduta que NÃO se aplica ao quadro é:
Paciente diabético, com diagnóstico há 10 anos devido a quadro de poliúria e polidipsia, vem para a revisão clínica sem controles de glicemia capilar ou exames recentes, sem aderência às orientações dietéticas e com uso irregular da medicação proposta. Qual exame laboratorial reflete os níveis médios de glicemia ocorrido nos últimos 2 a 3 meses?
Compartilhar