Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

A anormalidade genética associada à polipose adenomatosa familiar é:

A
perda da heterozigozidade no gene p53.
B
mutações ou deleções nos genes do braço curto do cromossoma 5 (5p)>.
C
mutações ou deleções no gene APC.
D
perda da heterozigozidade no gene DCC.
E
perda do oncogene K-ras.
Você recebeu um lactente de 6 meses com história de estridor desde os primeiros dias de vida. Na anamnese, você registra que o ruído surgiu nos primeiros dias de vida e que vem se agravando a cada dia, não ocorrendo variações com as mudanças de decúbito. O lactente já foi atendido em emergência duas vezes, pois apresentou cianose e sufocação durante as alimentações. A mãe não observou choro rouco. Nos antecedentes, o parto foi cesáreo, a termo, sem intercorrências, Apgar 9/10. Nas suas considerações diagnósticas, em primeiro lugar, você incluiria:
Homem que trabalha com metalurgia (soldador) de 47 anos refere início súbito de turvação visual, dor ocular bilateral e resplandescência (halo ao olhar para de fontes luminas). Ao exame, observa-se hiperemia conjuntival difusa e congestão conjuntival periférica. A pupila se encontrava mediomidriática. O diagnóstico provável é:
Paciente de 13 anos de idade, sexo masculino, queixa-se de dor em região anterior do joelho direito. Ele pratica handebol 3 vezes por semana. A radiografia do joelho mostra um ossículo na inserção do ligamento patelar junto à tuberosidade anterior da tíbia. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Com relação à atresia de esôfago, qual das assertivas abaixo é incorreta?
Compartilhar