Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

A anormalidade genética associada à polipose adenomatosa familiar é:

A
perda da heterozigozidade no gene p53.
B
mutações ou deleções nos genes do braço curto do cromossoma 5 (5p)>.
C
mutações ou deleções no gene APC.
D
perda da heterozigozidade no gene DCC.
E
perda do oncogene K-ras.
O retalho que respeita uma proporção entre o comprimento e a largura a fim de evitar a necrose de sua parte mais distal é chamado:
Com relação à Hiperplasia Prostática Benigna assinale a alternativa que não representa uma indicação cirúrgica absoluta.
Homem de 72 anos apresenta sintomas prostáticos com escore de elevados baseado no questionário International Prostatic Symptoms Scores. Há 3 anos vem sendo tratado com alfabloqueador e inibidor da fosfodiesterase com boa resposta ao tratamento clínico. No entanto, há 6 meses vem progredindo os sintomas e há 1 mês piorou muito. Toque retal: próstata grande de consistência fibroelástica. Exames PSA: 2,1 ng/ml (normal até 2,5 ng/ml); sumário de urina: leucocitúria; urocultura: negativa; ureia: 45 mg/dL e creatinina: 1,9 mg/dL. Ultrassonografia: bexiga espessa com próstata de 80 cm³, hidronefrose e resíduo pós-miccional de 150 ml. A cirurgia de ressecção endoscópica da próstata foi indicada utilizando bisturi polar e irrigação de água destilada. Na recuperação pós-anestésica, o paciente apresenta quadro confusional agudo, náusea, vômitos, hipertensão, bradicardia e visão turva. Que medida deve ser tomada para reverter o quadro?
Sobre a anatomia cirúrgica da região ínguinocrural, é incorreto afirmar:
Compartilhar