A antibioticoprofilaxia em cirurgia reduz de forma eficaz a infecção hospitalar. Baseado nas recomendações do CDC (Centers for Disease Control), assinale a alternativa incorreta:
A
O antibiótico deve ser administrado antes da cirurgia para que haja concentração adequada no momento de incisão da pele. Idealmente, 30 minutos antes.
B
Na cesárea, o antibiótico deve ser administrado imediatamente após o clampeamento do cordão umbilical.
C
A profilaxia deve ser estendida no pós-operatório para diminuir o risco de infecção do sítio cirúrgico.
D
Deve ser considerada dose adicional de antibiótico no intraoperatório se a cirurgia se estender mais que a meia vida estimada do antibiótico.
E
Os antibióticos profiláticos devem ter administração endovenosa. Na cirurgia colorretal, o antibiótico via oral deve ser associado.
Outras questões
Um lactente de 4 meses foi atendido no ambulatório de pediatria e após ser examinado foi diagnosticado hérnia inguinal. Com relação a esta patologia, todas afirmativas estão corretas, exceto:
Uma menina de 8 anos de idade foi internada na enfermaria de pediatria com diagnóstico de pneumonia comunitária aguda. Após 48 horas de tratamento com penicilina cristalina por via endovenosa com doses adequadas não apresentou melhora clínica. Considerando a hipótese da pneumonia por Mycoplasma pneumoniae pode se afirmar:
Um menino de 3 anos de idade está internado na enfermaria de pediatria com diagnóstico de Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA). Com relação a esta doença pode-se afirmar:
Um paciente de 6 anos de idade foi internado na enfermaria pediátrica com linfadenomegalia cervical e axilar do lado direito. Alguns gânglios estavam ulcerados e fistulizados, drenando secreção ganglionar. Das doenças citadas abaixo, assinale aquela que menos provavelmente apresenta esta evolução: