Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

A antibioticoprofilaxia em cirurgia reduz de forma eficaz a infecção hospitalar. Baseado nas recomendações do CDC (Centers for Disease Control), assinale a alternativa incorreta:

A
O antibiótico deve ser administrado antes da cirurgia para que haja concentração adequada no momento de incisão da pele. Idealmente, 30 minutos antes.
B
Na cesárea, o antibiótico deve ser administrado imediatamente após o clampeamento do cordão umbilical.
C
A profilaxia deve ser estendida no pós-operatório para diminuir o risco de infecção do sítio cirúrgico.
D
Deve ser considerada dose adicional de antibiótico no intraoperatório se a cirurgia se estender mais que a meia vida estimada do antibiótico.
E
Os antibióticos profiláticos devem ter administração endovenosa. Na cirurgia colorretal, o antibiótico via oral deve ser associado.
Com relação à endometriose, considere as a?rmativas. I. Os locais mais frequentes da implantação são as vísceras pélvicas e o peritônio, onde são implantados tanto as glândulas endometriais como o estroma do endométrio. II. A menstruação retrógrada ocorre em 70% a 90% das mulheres, sendo mais comum nas mulheres com endometriose. III. O CA-125 constitui marcador importante para a suspeita diagnóstica da endometriose ou câncer dos ovários. IV. A endometriose afeta gravemente a fertilidade, sendo contraindicada a terapêutica através da fertilização assistida. Assinale a alternativa correta.
Recém-nascido a termo, peso de 3200 gramas, recebeu alta após 48 horas de vida, sugando bem seio materno e apresentando icterícia discreta (bilirrubina = 8 mg/dl predominando a fração indireta). Mãe tipo sanguíneo O Rh+ e Recém-nascido tipo O, Rh+. No 12º dia de vida permanecia ictérico em bom estado geral. Exame físico normal e ganhando peso. Bilirrubinas totais = 12 mg/dl com bilirrubina indireta = 11,52 mg/dl. Assinale a alternativa que indica a conduta correta.
A doença carencial de maior prevalência no mundo é a que ocorre por de?ciência de Ferro. Crianças são mais acometidas devido a uma série de fatores próprios da infância, principalmente no primeiro ano de vida, fase de rápido crescimento. Assinale a alternativa que indica corretamente o período do aparecimento da carência em questão no referido período do crescimento:
O diagnóstico laboratorial de Síndrome Nefrótico em crianças é con?rmado por: I. Hipoalbuminemia. II. Proteinúria maciça. III. Hiperpotassemia. IV. Hipocolesterolemia. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar