Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

A antibioticoprofilaxia em cirurgia reduz de forma eficaz a infecção hospitalar. Baseado nas recomendações do CDC (Centers for Disease Control), assinale a alternativa incorreta:

A
O antibiótico deve ser administrado antes da cirurgia para que haja concentração adequada no momento de incisão da pele. Idealmente, 30 minutos antes.
B
Na cesárea, o antibiótico deve ser administrado imediatamente após o clampeamento do cordão umbilical.
C
A profilaxia deve ser estendida no pós-operatório para diminuir o risco de infecção do sítio cirúrgico.
D
Deve ser considerada dose adicional de antibiótico no intraoperatório se a cirurgia se estender mais que a meia vida estimada do antibiótico.
E
Os antibióticos profiláticos devem ter administração endovenosa. Na cirurgia colorretal, o antibiótico via oral deve ser associado.
O tratamento da Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) tem como objetivos aliviar os sintomas congestivos, melhorar o desempenho miocárdico, eliminar fatores predisponentes/agravantes e tratar causas subjacentes. São medidas gerais para o tratamento da ICC, as seguintes medidas gerais descritas nas alternativas abaixo, EXCETO:
Sobre os divertículos gastrointestinais, marque a alternativa CORRETA.
A Otite Externa Maligna (OEM) é uma infecção muito grave que acomete o canal auditivo externo e a base do crânio. Em nossa atualidade se trata de uma infecção rara, mas tem alta morbidade e potencialmente fatal. Sobre essa situação clínica, indique a alternativa considerada INADEQUADA.
A transposição de grandes artérias é uma cardiopatia congênita dependente de canal arterial, que se não diagnosticada precocemente pode levar o recém-nascido ao óbito. Qual é a cirurgia corretiva para essa cardiopatia?
Compartilhar