Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

A antibioticoprofilaxia em cirurgia reduz de forma eficaz a infecção hospitalar. Baseado nas recomendações do CDC (Centers for Disease Control), assinale a alternativa incorreta:

A
O antibiótico deve ser administrado antes da cirurgia para que haja concentração adequada no momento de incisão da pele. Idealmente, 30 minutos antes.
B
Na cesárea, o antibiótico deve ser administrado imediatamente após o clampeamento do cordão umbilical.
C
A profilaxia deve ser estendida no pós-operatório para diminuir o risco de infecção do sítio cirúrgico.
D
Deve ser considerada dose adicional de antibiótico no intraoperatório se a cirurgia se estender mais que a meia vida estimada do antibiótico.
E
Os antibióticos profiláticos devem ter administração endovenosa. Na cirurgia colorretal, o antibiótico via oral deve ser associado.
Nas anomalias congênitas do intestino grosso e ânus, é correto afirmar:
Um homem de 68 anos melanoderma, procura o Pronto-Socorro com inicio súbito de dificuldade para falar e perda completa de força no braço e perna direitos. Os sintomas iniciaram-se há uma hora e meia e no momento da consulta já normalizou a fala e consegue movimentar a perna. Tem antecedente de fibrilação atrial intermitente e não usa anticoagulante. Tomografia de crânio sem contraste é normal. A pressão arterial é de 165/105mmhg. O plantonista avalia o uso de trombolítico, porém contra-indica seu uso. Em que baseou a contra-indicação?
Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao controle da dengue:
Escolar, 8 anos, apresentou quadro súbito de epistaxe, gengivorragia e equimoses. Afebril, sem visceromegalias, petéquias e hematomas em membros inferiores. Refere quadro viral há 15 dias, tendo feito uso de paracetamol, Hemoglobina - 12g/dl, leucócitos 10.000, com diferencial normal e plaquetas - 8.000 mm³. Todas as alternativas abaixo podem ser consideradas condutas adequadas para este quadro no momento, EXCETO:
Compartilhar