Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

A antibioticoprofilaxia em cirurgia reduz de forma eficaz a infecção hospitalar. Baseado nas recomendações do CDC (Centers for Disease Control), assinale a alternativa incorreta:

A
O antibiótico deve ser administrado antes da cirurgia para que haja concentração adequada no momento de incisão da pele. Idealmente, 30 minutos antes.
B
Na cesárea, o antibiótico deve ser administrado imediatamente após o clampeamento do cordão umbilical.
C
A profilaxia deve ser estendida no pós-operatório para diminuir o risco de infecção do sítio cirúrgico.
D
Deve ser considerada dose adicional de antibiótico no intraoperatório se a cirurgia se estender mais que a meia vida estimada do antibiótico.
E
Os antibióticos profiláticos devem ter administração endovenosa. Na cirurgia colorretal, o antibiótico via oral deve ser associado.
Na avaliação do trabalho de parto, empregando o partograma de Phillpot, a segunda linha de referência é:
Um pré-escolar com 3 anos de vida é levado à consulta numa emergência pediátrica com queixa de vômitos e diarreia há 2 dias. Segundo os pais, o pré-escolar iniciou com vômitos, evoluindo com diarreia líquida (cerca de 6×/dia), sem produtos patológicos, além de inapetência. Ao exame físico a criança apresenta-se com bom estado geral, alerta, contactuante, mucosas úmidas, pulsos amplos, perfusão periférica e pressão arterial normais para a idade. Neste momento, a conduta terapêutica mais apropriada será:
Uma paciente de 62 anos, IMC = 30, G8P7NA1, apresenta incontinência urinária ao subir escada, pegar peso, tossir, espirrar e tem antecedente de duas cirurgias prévias para tratar incontinência urinária de esforço, uma por via vaginal e outra por via suprapúbica. Ao exame clínico observou-se que ela apresenta ausência de cistocele, hipermobilidade uretral (teste do cotonete de 45°), volume residual de urina normal e perda urinária aos pequenos esforços (deitada). O tratamento mais indicado para essa paciente é:
Baseando-se na regra de Naegele, uma secundigesta que tem sua última menstruação em 22/06/2008, terá sua data provável de parto estimada para?
Compartilhar