Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

A aplicação do fórceps está indicada em qual das situações abaixo descritas?

A
Apresentação pélvica, plano 3+ de De Lee, colo dilatado para 8 cm, bolsa íntegra
B
Apresentação cefálica defletida do 2º grau, colo dilatado para 10 cm, bolsa íntegra
C
Apresentação cefálica defletida do 3º grau, variedade mento-pube, plano 4+ de De Lee, colo dilatado para 10 cm, bolsa rota
D
Apresentação cefálica de vértice, OET, plano 3+ de De Lee, colo dilatado para 8 cm, bolsa íntegra
E
Apresentação cefálica defletida de 1º grau, plano 3- de De Lee, colo dilatado para 10 cm, bolsa rota
Assinale a opção INCORRETA sobre úlcera péptica.
Homem de 28 anos é trazido ao PS após queda de aproximadamente 3 metros de altura um dia antes. Notou que sua urina tornou-se mais escura, semelhante a chá. Revela ainda que fez uso de cocaína antes da queda. Apresentava marca na dobra do cotovelo, sugestiva de droga injetável. Ao exame físico, apresentava-se normotenso, euvolêmico, afebril e eupneico. Sua coxa e parte da nádega esquerdas estão empastadas. Os exames colhidos revelam: creatinina = 3,0mg/dL, potássio = 6,0mEq/L, cálcio= 7,5mg/dL, fósforo= 7,5mg/ dL, urina tipo 1= proteína++, hemácias++ e presença de muitos cilindros granulares. O diagnóstico para esse paciente é de insuficiência renal (X) devida à/ao (Y). Qual das abaixo completa melhor as lacunas?
Paciente, 22 anos de idade, em atendimento na unidade básica de saúde. A citologia cervicovaginal apresenta células atípicas compatíveis com infecção pelo HPV e lesão intraepitelial de baixo grau. A conduta mais adequada é:
Atendendo uma chamada de urgência na enfermaria clínica, observa-se um paciente com hematêmese franca. Após exame e manuseio inicial, com estabilização dos sinais vitais, é visto no prontuário que o mesmo realizou endoscopia digestiva alta pela manhã, tendo sido evidenciado úlcera duodenal não sangrante. Enquanto o serviço de endoscopia prepara-se para receber novamente o paciente, alguns procedimentos cabíveis podem ser realizados. Qual dos itens abaixo representa terapêutica desnecessária neste paciente?
Compartilhar