Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

A apresentação inicial da anemia falciforme se dá, usualmente:

A
no período neonatal, na forma de crise hiper-hemolítica.
B
no período neonatal, na forma de crise aplásica.
C
após os 6 primeiros meses de vida, na forma de crise vaso-oclusiva.
D
após os 6 primeiros meses de vida, na forma de crise aplásica.
E
após os 2 primeiros anos de vida, na forma de crise vaso-oclusiva.
Qual das afirmações abaixo, a respeito da colangite, é verdadeira?
Um paciente jovem, com aproximidamente 70 kg de peso, foi vítima de acidente automobilístico com suspeita de trauma abdominal contuso; apresentava-se taquicárdico ( 130bpm), taquipneico ( 30ipm), com pressão arterial 90x 60mmHg. Estava descorado, com dor abdominal e leve defesa à palpação. Sua perda volêmica pode ser estimada em:
Em relação às fraturas expostas: I - São comuns na tíbia devido à falta de cobertura muscular em toda a sua face anteromedial. II - De acordo com a classificação de Gustilo e Anderson, as fraturas expostas da tíbia, com ferida da pele menor do que um centímetro, mas com radiografia demonstrando fratura segmentar, são classificadas como grau III. III - Em fratura exposta grau I (Gustilo e Anderson), deve-se iniciar esquema antibiótico com Cefalosporina de Primeira Geração e Aminoglicosídeo. IV- Os objetivos do tratamento cirúrgico das fraturas expostas da tíbia consistem em lavagem mecânica e cirúrgica, desbridamento dos tecidos desvitalizados e estabilização da fratura. V - A classificação de Gustilo e Anderson leva em consideração a extensão da lesão de pele apenas. Quais das afirmativas acima estão CORRETAS?
No Brasil, a vacina mais reatogênica em uso é a DPT de células inteiras, combinada com vacina contra Haemophilus influenzae tipo B. Frequentemente causa reações locais, febre e raramente episodio hipotônico hiporresponsivo (EHH). Assinale a INCORRETA:
Compartilhar