Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

A artéria que tem sua parede erodida nos casos de grandes hemorragias em úlceras duodenais é a:

A
Gastroepiplóica direita
B
Gástrica esquerda
C
Pancreatoduodenal
D
Gástrica direita
E
Gastroduodenal
Mulher de 36 anos apresenta-se com quadro de ascite há 2 semanas. A punção revelou um GASA (gradiente de albumina soro-ascite) de 1,3mg/dL. É mais provável tratar-se de:
Homem, 69 anos, submetido à hernioplastia inguinal de emergência com tela de Marlex, por hérnia inguinoescrotal volumosa encarcerada, com deslizamento de sigmoide, retornou ao ambulatório após uma semana com dor, edema e aumento de volume do testículo ipsilateral. Qual o provável diagnóstico?
Criança de dois anos de idade, com quadro de distensão abdominal, diarreia há 90 dias, fezes volumosas, sem sangue ou muco, mas com conteúdo gorduroso, e baixo ganho ponderal, situando-se abaixo do percentil 0,1 na curva de referência OMS, apresentou três episódios de pneumonia com comprovação radiológica, aos três, dez e dezoito meses, e tem quadros de sibilância frequentes. Fez uso de leite materno exclusivo até os quatro meses de vida, com introdução de leite de vaca posterior e de glúten aos 10 meses. O irmão apresenta asma brônquica e urticária e os pais têm rinite alérgica. A principal hipótese a ser investigada é:
No caso de uma paciente, 78 anos, que apresente quadro de tonturas, com instabilidade e quedas recorrentes, deve-se investigar, EXCETO
Compartilhar