Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

A artéria que tem sua parede erodida nos casos de grandes hemorragias em úlceras duodenais é a:

A
Gastroepiplóica direita
B
Gástrica esquerda
C
Pancreatoduodenal
D
Gástrica direita
E
Gastroduodenal
Homem, 81 anos, está internado no 3o pós-operatório de cirurgia de prótese total do quadril esquerdo. Apresenta então labilidade emocional, choro fácil e inversão do ciclo sono-vigília. Durante a noite, fica extremamente agitado e grita com o acompanhante dizendo que precisa fugir daquele cativeiro antes que os bandidos voltem. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o tratamento e a hipótese diagnóstica.
São fatores de risco para desenvolvimento de aneurisma de aorta abdominal ( AAA ), exceto:
MJM tem 65 anos e trabalhou por 30 como tecelã em uma empresa de sua cidade natal, no interior de Minas Gerais. MJM relatou tomar conta de 20 teares. O ambiente era quente, úmido (era aspergido vapor de água no ambiente para evitar ruptura dos fios) e bastante ruidoso. A paciente queixa-se de perda da audição e principalmente de zumbidos em ambos os ouvidos (como se fosse uma cachoeira), o que no momento, constitui o sintoma que mais a incomoda. A audiometria tonal revelou Perda de Audição neurossensorial com predomínio das perdas nas frequências elevadas (entre 3000 e 6000 Hz), padrão sugestivo de PAIR - Perda de Audição Induzida pelo Ruído. Com relação aos zumbidos que acompanham o quadro, podemos afirmar, EXCETO:
Menino, 7 anos, apresenta subitamente dor de garganta, calafrio, febre alta, cefaleia e dor abdominal. As amígdalas estão hiperemiadas, edemaciadas e recobertas por exsudato purulento. Há petéquias no palato. Palpa-se gânglio cervical doloroso à direita. O abdome é inocente. Demais dados do exame físico são normais. Em relação a esta situação são apresentadas as seguintes assertivas: I. O uso de penicilina é adequado para o caso. II. O uso de anti-inflamatórios não hormonais diminui o risco das complicações não supurativas. III. Após 48 horas de tratamento antimicrobiano adequado, não mais ocorre transmissão da doença. Qual é a alternativa correta?
Compartilhar