Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

A asma representa uma doença de elevada morbidade em nosso meio. Entre as medidas significativas para a melhoria das condições de saúde podemos citar:

A
Tratamento das crises, sem priorizar medidas profiláticas.
B
Distribuição irregular de medicamentos preventivos e de alívio.
C
Identificação dos grupos de maior risco de mortalidade.
D
Combater o tabagismo ativo, não valorizando o passivo.
E
Prescrição de imunoterapia para menores de 2 anos de idade.
Menino de 6 anos chega à emergência com quadro de claudicação importante, dor à mobilização da perna direita que surgiu após uma partida de futebol na escola. No momento não há outros sintomas constitucionais. No entanto, há 1 semana atrás, esteve gripado com febre, tosse e rinorreia clara. Você resolve colher um hemograma, VHS e um US de quadril. Todos apresentam resultados normais. De acordo com a história e os dados laboratoriais, trata-se de:
Uma paciente de 30 anos, de aspecto emagrecido é atendida com quadro de taquicardia, febre e confusão mental, seguida por convulsões. Familiares relatam histórico de “doença da tireoide”. Em relação a este caso, assinale a opção correta.
Aline, de 1 mês de idade, é levada para a primeira consulta ao pediatra. A mãe relata gestação sem intercorrências e parto normal, a termo. A criança recebeu alta após 48 horas de vida, com icterícia leve em face. A criança está em aleitamento materno exclusivo, está com o cartão vacinal atualizado e a mãe está tranquila. Ao exame físico é notado sopro holossistólico, na borda esternal esquerda inferior, com frêmito. O pediatra comunica o fato à mãe, que discorda e informa que na maternidade não foi encontrada nenhuma alteração na criança. O pediatra informa corretamente que, EXCETO:
Dos fatores abaixo, qual indica a presença de colecistite aguda:
Compartilhar