Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

A assistência pré-natal criteriosa é fundamental no prognóstico maternofetal. Acerca de cuidados pré-natais, assinale a opção correta.

A
Pacientes em uso de carbamazepina ou com filho com defeito no tubo neural deverão utilizar 4 mg/dia de ácido fólico assim que houver confirmação de gravidez.
B
A translucência nucal é uma aliada importante no rastreamento das cromossomopatias e deve ser realizada entra a 7ª e a 10ª semana gestacional.
C
Para mulheres com risco de diabetes gestacional, o rastreamento é recomendado entre a 24ª e a 28ª semana.
D
A vacina contra sarampo, caxumba e rubéola não pode ser administrada aos filhos de mulheres grávidas, porque há evidência de que vacinados recentes possam transmitir o vírus.
E
O alcoolismo crônico da mãe é determinante para o retardo do crescimento fetal, porém não há evidências de associação com malformações congênitas.
Após cirurgia complicada, uma paciente de 62 anos está em alimentação parenteral total por 12 dias. Nas últimas 48 horas, a paciente encontra-se sonolenta e apresentou uma crise convulsiva com crise focal no 12º dia. Os sinais vitais são normais e sua temperatura é de 37°C. Os exames de laboratório mostraram um hematócrito de 44%, glicemia de 900 mg/100 ml, sódio 150 meq/l, potássio 5,2 meq/l, CO2 28 meq/l, cloro 115 meq/l, osmolaridade plasmática de 373 mOsm/l e urina com densidade de 1040. A urina mostrou 4+ de glicose sem corpos cetônicos. Esse quadro clínico e laboratorial é compatível com:
Sobre a sepsis relacionada ao cateter da Nutrição Parenteral Total, assinale a alternativa correta.
Sobre estratégias de vigilância e rastreamento do câncer colorretal, é correto afirmar:
A proctossigmoidite inespecífica aguda pode ser tratada de maneira eficiente com os seguintes métodos, EXCETO:
Compartilhar