Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Reumatologia

A associação de fenômenos de trombose vascular predominantemente arterial (AVC, infarto do miocárdio, infarto renal), perdas fetais recorrentes, plaquetopenia e vegetações valvares não bacterianas faz supor o diagnóstico de:

A
síndrome do anticorpo antifosfolípide.
B
síndrome de Sjorgren.
C
doença de Behcet.
D
doença de Paget.
E
granulomatose de Wegener.
Todos os parâmetros clínicos abaixo são considerados preditores de ruptura de Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA), exceto um. Assinale-o:
Sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, considere as afirmativas abaixo: I. É um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. II. A prevalência é semelhante em diferentes regiões, o que indica que o transtorno é secundário a fatores culturais (as práticas de determinada sociedade), o modo como os pais educam os filhos ou resultado de conflitos psicológicos. III. São consideradas causas: corante amarelo; aspartame; luz artificial; deficiência hormonal (principalmente da tireoide) e deficiências vitamínicas na dieta. IV. O tratamento deve ser multimodal, ou seja, uma combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores, além de técnicas específicas que são ensinadas ao portador. Quais estão corretas?
Mariana, 7 anos, atópica, portadora de asma brônquica, faz uso de várias medicações e realizou uma série de exames, porém apenas em uma das opções abaixo observa-se coerência com o quadro. Por favor, marque-a:
Qual medicação é utilizada para combater os efeitos da overdose de opioides no recém-nascido na sala de parto?
Compartilhar