Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

A atenção às intoxicações exógenas na emergência baseia-se em:

A
Prevenção da Absorção para a ingestão tóxica de salicilatos, anticolinérgicos, tricíclicos, narcóticos neuroléptico.
B
Os eméticos, como xarope de ipeca, são usados na prevenção da absorção nos casos de ingestão de salicilatos, cáusticos, petróleo e derivados.
C
A dose do carvão ativado, VO ou por sonda, é indicada como emético para intoxicação com fenobarbital e digital.
D
Os cárticos, como sulfato de magnésio, são eficazes e sem efeitos colaterais nas intoxicações exógenas.
E
O tratamento medicamentoso específico da intoxicação e as depurações das substâncias tóxicas ingeridas, renal e extra-renal são as primeiras medidas em todos os casos.
Mulher de 42 anos, assintomática, apresentou, à mamografia de rotina, nódulo de 1,2 cm no quadrante supero-externo da mama esquerda. À ultrassonagrafia, constataram-se bordas espiculadas e limites imprecisos, com sombra acústica e limites microbulados. Não havia comorbidades. Ao exame físico, as mamas eram volumosas, com discreto adensamento na topografia referida, e axila ipsilateral mostrava-se clinicamante negativa. Qual a próxima conduta a ser adotada?
Maria, 3 meses, vem ao ambulatório com história de regurgitação, caracterizada por cerca de 4 episódios ao dia, desde o primeiro mês de vida. Não há associação com tosse ou apneia. O peso e desenvolvimento estão adequados. Qual das condutas abaixo não é apropriada para o caso?
Recém-nascido a termo, com 25 dias de vida, foi trazido à consulta com história de "amarelão" há cerca de 10 dias. Ao exame, encontrava-se em bom estado geral, mas com icterícia. Qual a conduta inicial recomendada?
Considerando um paciente de 26 anos de idade, vítima de trauma abdominal com lesão esplênica e pancreática e indicação de esplenectomia e pancreatectomia, julgue o item a seguir. A ligadura da artéria esplênica próxima ao hilo proporciona isquemia imediata do baço.
Compartilhar