Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

A avaliação da idade gestacional e peso dos recém-nascidos permitem classificá-los em grupos de risco, conhecimento esse de grande importância para o acompanhamento dos mesmos pelo profissional de saúde. Em relação à classificação do RN assinale a alternativa correta:

A
O nascimento antes de 38 semanas de idade gestacional classifica o RN como prematuro
B
O período neonatal precoce compreende as primeiras 2 semanas de vida
C
O RN que se encontra entre o percentil 10 e 90 da curva de Lubchenco é considerado grande pela idade gestacional (GIG)
D
RN com peso ao nascimento inferior a 2500 gramas é considerado como baixo peso
E
IG maior do que 40 semanas caracteriza o pós-datismo
Josefina, de 54 anos, deu entrada na emergência com quadro clínico compatível com o diagnóstico de colecistite aguda, posteriormente confirmada por exames laboratoriais e de imagem. O tratamento clínico indicado incluiu dieta zero, hidratação venosa, analgesia e antibioticoterapia. O uso de antibiótico, indicado para Josefina, tem como finalidade a cobertura da infecção por germes do tipo GRAM:
Ao abordar as neoplasias digestivas você enfatiza que a forma mais comum de metastatização do câncer de cólon é para linfonodos regionais. Esta disseminação está ligada, principalmente, a fatores como tamanho do tumor, diferenciação do tumor, invasão linfovascular e profundidade de invasão. Dentre estes fatores aquele que, individualmente, é o mais importante fator preditivo de desenvolvimento de metástase em linfonodos regionais é: (VER IMAGEM)
São características do carcinoma espinocelular de esôfago, EXCETO:
Um paciente de 45 anos, portador de cirrose hepática compensada ( Child A), foi atendido em um serviço de emergência com hemorragia aguda por varizes de esôfago. Após estabilização hemodinâmica, a próxima conduta é:
Compartilhar