Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

A avaliação da idade gestacional e peso dos recém-nascidos permitem classificá-los em grupos de risco, conhecimento esse de grande importância para o acompanhamento dos mesmos pelo profissional de saúde. Em relação à classificação do RN assinale a alternativa correta:

A
O nascimento antes de 38 semanas de idade gestacional classifica o RN como prematuro
B
O período neonatal precoce compreende as primeiras 2 semanas de vida
C
O RN que se encontra entre o percentil 10 e 90 da curva de Lubchenco é considerado grande pela idade gestacional (GIG)
D
RN com peso ao nascimento inferior a 2500 gramas é considerado como baixo peso
E
IG maior do que 40 semanas caracteriza o pós-datismo
Paciente do sexo masculino, com placas urticariformes sensíveis à palpação, duração superior a 2 dias, com pouca resposta a anti-histamínicos, deve-se pensar em qual tipo de urticária?
Convulsões febris simples caracterizam-se por:
Criança com 12 meses de idade foi trazida à consulta por quadro de diarreia, vômitos e febre iniciado há 2 dias instituiu-se reidratação. Por encontrar-se moderadamente desidratada, institui-se reidratação. Foram realizadas coprocultura e pesquisa de leucócitos fecais. A presença de leucócitos fecais sugere:
Associe os métodos anticoncepcionais (coluna da esquerda) as situações para as quais estão contraindicados (coluna da direita): 1- Anticoncepcional oral combinado de baixa dose; 2- DIU de levonogestrel; 3- Anticoncepcional com rogestágeno isolado; 4- DIU de cobre; 5- Anticoncepcional combinado transdêrmico; ( ) História da diabetes gestacional; ( ) Presença de mutação do fator V de Leiden; ( ) Doença de Von Willebrand. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita é:
Compartilhar