Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

A avaliação da idade gestacional e peso dos recém-nascidos permitem classificá-los em grupos de risco, conhecimento esse de grande importância para o acompanhamento dos mesmos pelo profissional de saúde. Em relação à classificação do RN assinale a alternativa correta:

A
O nascimento antes de 38 semanas de idade gestacional classifica o RN como prematuro
B
O período neonatal precoce compreende as primeiras 2 semanas de vida
C
O RN que se encontra entre o percentil 10 e 90 da curva de Lubchenco é considerado grande pela idade gestacional (GIG)
D
RN com peso ao nascimento inferior a 2500 gramas é considerado como baixo peso
E
IG maior do que 40 semanas caracteriza o pós-datismo
Um lactente de 16 meses estava com febre há duas horas. A mãe referiu que subitamente a criança apresentou uma crise convulsiva tônico-clônica generalizada com duração de três minutos. Ao chegar ao hospital, após dez minutos do fim da crise, o exame físico do paciente era normal, exceto pela febre (38°C). É correto afirmar que:
Homem, com 60 anos de idade, apresenta-se ao serviço de emergência com infarto agudo no miocárdio com 4 horas de duração, sem supradesnivelamento de ST. Agora está assintomático, sem dor torácica. Não possui fatores de risco clássicos para doença coronária e nega tabagismo, dislipidemia, hipertensão ou diabetes. Exame físico revela PA 160 X 90 mmHg e FC de 70 bpm, regular, ritmo sinusal. Qual a melhor terapêutica para este paciente?
Qual dos antidepressivos abaixo apresenta contraindicação para glaucoma aberto?
Paciente, de 35 anos, sexo masculino, casado há cinco anos, há três anos tenta gestação. Traz o seguinte espermograma: Volume = 6,0 ml; pH = 8,5; viscosidade aumentada; 20 milhões de sptz/ml; motilidade A + B = 35%. A suspeita clínica é compatível com:
Compartilhar