Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

No atendimento primário ao queimado:

A
O oxigênio a 100% é indicado para todos os casos de pacientes com queimaduras de 30% ou mais.
B
a fórmula Ringer Lactato 2 a 4 ml x Peso em Kg x % de S.C.Q. (Superfície Corpo Queimada) é a de consenso para reposição hídrica.
C
a morfina é a “pedra fundamental” no controle da dor severa do queimado, devendo ser substituída em pacientes depressivos.
D
os pacientes com queimaduras de 2º grau em até 30% de S.C.Q. podem ter tratamento ambulatorial.
Recém-nascido a termo com seis horas de vida, com provável encefalopatia hipóxico-isquêmica, decorrente de asfixia neonatal, apresenta episódios subintrantes de crises convulsivas clônicas multifocais. Para o tratamento inicial dessa condição, deve-se iniciar a seguinte droga:
A cardiopatia congênita mais frequentemente associada à Síndrome de Down:
Juliana, 36 anos, estudante de direito da UFMS, com diagnóstico prévio de colelitíase ao ultrassom abdominal. Dá entrada ao P.S. com dor epigástrica de forte intensidade, associada a náuseas e vômitos. O plantonista solicitou amilase sérica que se mostrou 656 mg/dl (valor de referência: 20-104 mg/dl). Dos seguintes Critérios de Hanson, o único que não demonstra pior prognóstico à admissão é:
Uma menina nasceu por cesariana de mãe com 34 anos de idade, cuja gravidez foi complicada pela hipertensão e pela frequência cardíaca fetal anormal ao monitoramento. Ela nasceu envolta por mecônio, flácida, com apneia e bradicardia. Qual das opções a seguir representa o melhor primeiro passo na reanimação dessa criança?
Compartilhar