Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

No atendimento primário ao queimado:

A
O oxigênio a 100% é indicado para todos os casos de pacientes com queimaduras de 30% ou mais.
B
a fórmula Ringer Lactato 2 a 4 ml x Peso em Kg x % de S.C.Q. (Superfície Corpo Queimada) é a de consenso para reposição hídrica.
C
a morfina é a “pedra fundamental” no controle da dor severa do queimado, devendo ser substituída em pacientes depressivos.
D
os pacientes com queimaduras de 2º grau em até 30% de S.C.Q. podem ter tratamento ambulatorial.
Paciente morador de Vitória, infectado pelo HIV 1, vem na primeira consulta após diagnóstico trazendo resultado de contagem de linfócitos CD4 com 250 células/mm³, carga viral com 53.000 cópias/mm³, raio X de tórax normal e PPD de 1 mm. Exame clínico sem anormalidades. Todas as abaixo estão bem indicadas para profilaxia de infecções oportunísticas, exceto:
Qual o quadro articular mais sugestivo de artrite reumatoide:
No tocante à classificação das operações quanto ao grau de contaminação, a colecistectomia de urgência por videocirurgia devido colecistite aguda: a colectomia esquerda eletiva com preparo intestinal: a derivação biliar em Y de Roux e a hernioplastia inguinal com tela de polipropileno, são classificadas como:
Para examinar o possível papel do Diabetes Mellitus (DM) na etiologia do câncer de pâncreas (CP). Foram investigados 720 pacientes com diagnóstico recente de CP e 720 pacientes internados por outras doenças. Os participantes foram recrutados em três hospitais, durante um período de 02 anos. Entre os pacientes com CP. 64 relataram história prévia de DM (há pelo menos dois anos antes da data de internação). Entre os pacientes com outras doenças, 50 referiram história prévia de DM (também há pelo menos dois anos antes da data de internação). Esse é um exemplo de:
Compartilhar