Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

A bronquiolite é uma doença respiratória aguda de crianças que incide principalmente durante o inverno e a primavera. Na definição do tratamento, é importante afirmar que:

A
a teofilina é a droga de primeira escolha no tratamento
B
as medidas de suporte resolvem a maioria dos casos
C
o corticoide está indicado nos casos de quadros recorrentes
D
os antibióticos de amplo espectro estão indicados em lactentes jovens
E
o uso de broncodilatadores venosos diminui o tempo de evolução da doença
Homem de 35 anos, sem doenças sistêmicas, comparece ao Pronto-Socorro apresentando epistaxe importante. Traz consigo uma toalha bastante suja de sangue. Ao exame físico, observa-se epistaxe ativa de apenas uma narina, ausência de sangue na rinofaringe à oroscopia. Após limpeza dos coágulos, observou-se o ponto sangrante. Procedeu-se à instilação de anestésico e vasoconstritor, seguido de compressão local por 10 minutos, sem êxito. Qual o próximo passo recomendado com o objetivo de interromper o sangramento do paciente?
Uma médica do trabalho atende um funcionário de indústria metalúrgica, com queixa de diminuição da acuidade auditiva iniciada há meses. A perda auditiva é bilateral e progressiva. O funcionário tem 48 anos, trabalha na indústria há 20 anos e é portador de diabetes tipo 2. Após exames especializados, a médica chega ao diagnóstico de Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) relacionada ao trabalho. Qual esclarecimento deve ser dado ao funcionário?
Estado geral de paciente, sexo masculino, 42 anos, admitido na UTI séptico, no pós-operatório de esofagectomia, evoluia satisfatoriamente até que, há dois dias, o paciente passou a apresentar alteração do estado geral, febre e leucocitose. Qual a substância cuja dosagem sérica, ainda que de forma indireta, pode avaliar o envolvimento da interleucina 6 nesse quadro?
Homem de 67 anos consultou com seu médico de família. Ao realizar o toque retal, o médico observou uma próstata aumentada, tensa e sem sulco mediano. Posterior ultrassonografia abdominal mostrou o aumento da próstata fazendo protrusão no interior da bexiga e trabeculação vesical. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Compartilhar