Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

A bronquiolite é uma doença respiratória aguda de crianças, que incide principalmente durante o inverno e primavera. Na definição do tratamento, é importante afirmar que:

A
a teofilina é a droga de primeira opção terapêutica.
B
as medidas de suporte resolvem a maioria dos casos.
C
o corticoide está indicado nos casos de quadros recorrentes.
D
os antibióticos de amplo espectro estão indicados em lactentes jovens.
E
o uso de broncodilatadores venosos diminui o tempo de evolução da doença.
A prevalência de cultura de bile positiva é alta na colecistite aguda e na colangite. Os mais comuns germes gram negativos e gram positivos encontrados nessas condições são, respectivamente:
As neoplasias benignas do fígado em geral são assintomáticas e mais comuns no sexo feminino. Uma paciente de 30 anos foi atendida com dor aguda no hipocôndrio direito e sinais de anemia aguda. TC revelou um tumor de 8 cm no lobo direito do fígado com áreas de captação de contraste e líquido livre no espaço subfrênico direito. O diagnóstico mais provável é:
Marta tem 55 anos e trabalha como doméstica. Procura o ambulatório com queixa de dor articular em mãos e joelhos e rigidez matinal. Marta refere melhora em menos de 20 minutos com as atividades da manhã. Ao exame das mãos observa-se deformidade nas articulações interfalangianas além de redução do espaço articula, esclerose do osso subcondral, cistos subcondrais e presença de osteófitos na radiologia. O diagnóstico mais provável de Marta é:
Carolina tem 6 anos e foi levada por seu pai para assistir a um espetáculo infantil em comemoração ao Dia da Criança. Subitamente Carolina perde a consciência sendo prontamente encaminhada à Equipe de Emergência lotada no evento. Chega à ambulância em parada cardiorrespiratória e o pai nega doenças previamente conhecidas ou uso de medicamentos regulares. Considerando esta situação, as drogas de escolha na reanimação cardiorrespiratória cerebral de Carolina são:
Compartilhar