Questões na prática

Clínica Médica

Preventiva

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

A busca ativa e investigação dos sintomáticos respiratórios é uma boa estratégia para se detectar precocemente os casos novos de tuberculose e iniciar o tratamento. Considera-se falência do tratamento:

A
Prescrição de um esquema de drogas para um doente já tratado.
B
O doente que, após iniciar o tratamento para tuberculose, deixou de comparecer à Unidade de Saúde por mais de trinta dias consecutivos.
C
A persistência da positividade do escarro, ao final do quarto ou quinto mês de tratamento, tendo havido ou não negativação anterior do exame.
D
O doente com tuberculose em atividade que já se tratou anteriormente e recebeu alta por cura e a data do diagnóstico de recidiva não ultrapassem cinco anos.
E
Os pacientes que nunca se submeteram à quimioterapia antituberculosa ou fizerem-na por menos de trinta dias.
São vasculites cutâneas de pequeno vaso, exceto:
São consideradas possíveis intervenções para reduzir as mortes infantis por infecções respiratórias agudas (IRA) no Brasil, EXCETO:
Paciente de 63 anos, sexo feminino, em acompanhamento irregular por diabetes mellitus tipo 2, comparece ao ambulatório de Clínica Médica com queixa de visão dupla e cefaleia iniciadas há alguns dias. Ao exame físico, o olho direito está normal, mas o esquerdo apresenta perda de movimentos com desvio lateral e ptose palpebral; as pupilas estão simétricas e fotorreagentes. Não há outras alterações no exame neurológico. Qual o diagnóstico mais provável para esta paciente?
Sobre as medidas preventivas para infecção em área cirúrgica, assinale o item correto.
Compartilhar