Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

A causa mais comum de derrame pleural neoplásico é:

A
Câncer de pulmão.
B
Tumor de ovário.
C
Linfoma.
D
Carcinoma do trato gastrointestinal.
Um homem com 20 anos de idade chegou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), relatando que foi acordado durante a noite por fortes zumbidos no ouvido esquerdo. O paciente encontra-se bastante nervoso e agitado, dizendo a todo momento que o inseto está vivo, movimentando-se dentro do seu ouvido. Refere, ainda, que, antes de vir para a UPA, tentou retirar o mesmo com uma tampa de caneta, mas não obteve sucesso. Considerando essa situação, qual a conduta adequada nesse caso?
Uma criança de três anos é trazida para avaliação de gagueira de inicio recente. O desenvolvimento neuropsicomotor é normal. Aos pais deve ser dito que a gagueira:
Ao decidir pela introdução de um programa de atenção ao hipertenso, em uma unidade primária de saúde, é fundamental garantir o acesso imediato dos pacientes aos exames:
Segundo a Conferência do Congresso de Consenso Euro-Americana, além de hipoxemia, são critérios necessários para o diagnóstico da Síndrome de Desconforto Respirático Agudo (SDRA): I - presença de opacidades alveolares bilaterais na radiografia de tórax. II - afastar causas cardiogênicas de edema pulmonar. III - presença de pressão positiva no final da expiração maior que 10.
Compartilhar