Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Cirurgia do Aparelho Digestivo

A causa mais frequente de morte nos primeiros dias que se seguem às operações bariátricas é:

A
Peritonite decorrente de deiscência de anastomose
B
Obstrução intestinal por hérnia interna
C
Embolia pulmonar
D
Atelactasia
E
Desnutrição
Paciente de 63 anos, tabagista, com hipertensão não controlada e histórico familiar de aneurisma, foi diagnosticada com aneurisma da aorta abdominal infrarrenal de 7,3 cm de diâmetro. Os exames de avaliação pré-operatória mostraram doença pulmonar obstrutiva crônica moderada e fração de ejeção de 53%: ecocardiograma de estresse com dipiridamol não revelou alterações significativas; e a avaliação da função renal indicou taxa de filtração glomerular de 70 ml/min/1,73 m². Em relação ao tratamento de aneurisma, assinale a assertiva CORRETA.
Quanto aos fatores que afetam o momento do início da puberdade, analise as afirmativas a seguir: I. O estado psicológico, a exposição à luz e a localização geográ?ca são fatores que in?uenciam o início da puberdade; II. O estado nutricional e a saúde desempenham papéis importantes na determinação do início da puberdade; III. A menarca precoce é frequente em meninas com obesidade mórbida, diabetes, naquelas que se exercitam intensamente ou que têm anorexia nervosa; IV. O fator determinante do início da puberdade mais importante é o genético. Assinale a alternativa correta.
Pré-escolar com AIDS apresenta quadro clínico e radiológico de pneumonia direita, com pequeno derrame pleural, estado geral regular. Qual a conduta indicada?
A Hiperplastia Prostática Benigna (HPB) caracteriza-se por:
Compartilhar