Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Neurologia

Cirurgia Geral

A cefaleia que aparece após uma raquianestesia:

A
Independe do calibre da agulha.
B
É agravada quando o paciente deita.
C
Aparece logo após o término do efeito de raquianestesia.
D
É aliviada quase que imediatamente após um tampão (“patch”) de sangue epidural no mesmo local da raqui.
E
É facilmente tratada com analgésicos (dipirona ou paracetamol).
A infecção de pele e de partes moles complicadas envolve tecidos mais profundos, ou requerem intervenção cirúrgica. A infecção na presença de comorbidades médicas, como diabetes mellitus, doença renal crônica ou doença arterial periférica também definem infecção complicada. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.
Ao dar banho em uma criança de 1 ano, a mãe notou uma massa abdominal endurecida e a levou ao pediatra. A criança é assintomática. Ao exame físico, nota-se massa endurecida em flanco esquerdo e presença de aniridia, sem outras alterações. Realizou os seguintes exames: hemograma normal, urina tipo I com hematúria microscópica, radiografia simples de abdome com algumas imagens de microcalcificações e ultrassonografia com massa sólida retroperitoneal. O provável diagnóstico é:
Buftalmo, epífora e edema de córnea (aspecto esbranquiçado) são sinais clínicos relacionados com:
Paciente, de 59 anos, do sexo masculino, assintomático, com PSA total de 5,6ng/ml. Ao toque retal, constata-se próstata fibroadenomatosa pesando 20 g. Realizou biópsia obtendo-se 12 fragmentos. O resultado foi adenocarcinoma acinar usual em dois fragmentos da base à direita e um fragmento do ápice à direita. Baseado nestas informações, escolha a opção que reflete o estadiamento TNM desse paciente:
Compartilhar